Tue Jan 12 15:53:00 UTC 2021

Saúde mental será tema da próxima edição do Papo de Saúde

Evento faz parte da Campanha Janeiro Branco e acontece dia 18/01 via Microsoft Teams

O novo ano começou e, com ele, vem aí a quarta edição do Papo de Saúde. Esta será a primeira edição de 2021 e terá como tema o “Janeiro Branco – Mês de promoção da Saúde Mental”. Ela acontece no próximo dia 18 de janeiro, às 18h.

Participam desta edição cinco profissionais do Programa Saúde da Família. Durante o encontro, eles farão um bate-papo informal sobre esse importante tema. Entre os participantes estão: Adriana Carvalho, médica generalista do Programa de Saúde da Família e Coordenadora do Ambulatório de Saúde Ocupacional da FAPES/BNDES, Anne Sant´Anna, médica generalista e geriatra do Programa de Saúde da Família; Higor Caldato, psiquiatra e especialista no tema; Glauce Correa, psicóloga e a enfermeira Kellin Velasco, ambas do Programa de Saúde da Família.  

O evento servirá também para que os apresentadores esclareçam dúvidas enviadas pelo público. Portanto, fique ligado e traga suas perguntas!

Lembramos ainda que o link do evento, que ocorre via Microsoft Teams, será compartilhado nos canais da FAPES (site, WhatsApp e Portal de Serviços) no dia do encontro, como já feito em outras edições.

Tem dúvidas sobre como acessar as lives da Fundação? Confira a seguir o vídeo tutorial e veja como participar:
 


Por que o Janeiro Branco é tão importante?

As campanhas que associam cores aos meses têm feito grande sucesso ao engajar pessoas em torno de temas relacionados à saúde e que merecem a nossa atenção. Com a virada do ano, é comum que as pessoas reflitam sobre o ano que passou e estabeleçam metas e objetivos para alcançar seus sonhos ou melhorar sua qualidade de vida neste que se inicia. Sendo assim, o mês de janeiro foi escolhido para simbolizar o mês da Saúde Mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre o tema, colocando-o em evidência e promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Culturalmente, muita gente não compreende a subjetividade humana como um possível alvo de transtornos e até mesmo doenças. Por falta de conhecimento ou diversos outros motivos, parte das pessoas não tem o hábito de conversar sobre isso, por medo de se expor ou de demonstrar uma suposta fraqueza. Hoje, entretanto, é consenso que a saúde emocional é tão importante quanto a “física”, estando profundamente atreladas. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos). A ansiedade, por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). 

Então, dia 18 de janeiro, às 18h, você é nosso convidado! Venha conversar conosco, traga suas perguntas e tire as suas dúvidas sobre o tema!