Em patamar de excelência, PAS é considerado Bom ou Muito Bom por 94,3% dos beneficiários
Além da satisfação geral, 90,4% dos beneficiários recomendariam o plano para amigos e familiares
Os resultados da Pesquisa de Satisfação do Plano de Assistência e Saúde (PAS) realizada em 2024, com base no ano de 2023, não deixam dúvidas de que a FAPES coloca você, beneficiário, no centro do cuidado: 94,3% dos ouvidos no levantamento avaliam o plano como Bom (25,5%) ou Muito Bom (68,8%, o maior percentual entre todas as classificações). Pelo segundo ano consecutivo, o PAS não teve nenhuma avaliação como Muito Ruim.
O percentual de 94,3% manteve o PAS no patamar de Excelência, classificação feita pela empresa responsável pelo levantamento. Além disso, 90,4% dos beneficiários afirmam que recomendariam o plano de saúde para seus amigos e familiares.
A pesquisa é realizada anualmente pela FAPES por exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sua metodologia é padronizada entre todas as operadoras de saúde para que sejam comparáveis e permitam uma série histórica de resultados. Os dados são considerados como parte do Índice Nacional de Saúde Suplementar (IDSS), da ANS. O levantamento é obrigatoriamente realizado por uma empresa independente, no caso da FAPES, o Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). De 29 de janeiro a 12 de março, foram entrevistados, por telefone e online, 369 beneficiários escolhidos aleatoriamente, todos maiores de 18 anos, sendo 82% no Rio de Janeiro, 10% em Niterói, 3% em São Paulo e 5% em outras localidades (São Gonçalo, Petrópolis, Recife e Brasília). O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Os resultados foram submetidos e validados por uma auditoria independente, a Azul Miner (clique aqui e veja o parecer do auditor responsável).
As perguntas se concentram em três blocos sobre atenção à saúde, canais de atendimento e satisfação geral. Elas abordam a frequência com que as pessoas buscaram cuidados de saúde, a satisfação com a atenção recebida, comunicação com a operadora, atendimento, acesso à rede credenciada e qualidade dos serviços, entre outros itens. A faixa etária de beneficiários acima de 65 anos, que teve a maior participação na pesquisa (31,7%), também é que concedeu a melhor avaliação ao PAS: 97,4% de satisfação.
A FAPES agradece a todos os beneficiários que responderam voluntariamente a pesquisa, que traz reconhecimento e, principalmente, subsídios importantes para a melhoria contínua de nossos serviços. “A pesquisa é mais uma ferramenta para a escuta atenta que fazemos juntos aos beneficiários, para proporcionar sempre a melhor experiência com a Fundação”, afirma o Diretor de Seguridade, área responsável pela gestão de saúde, Marcelo Alves. Clique aqui para acessar o relatório completo!