Wed Jun 10 12:17:00 UTC 2020

Doe sangue com segurança durante a pandemia

FAPES apoia campanha Junho Vermelho dos hemocentros e orienta seus beneficiários sobre como ajudar sem correr riscos

Junho Vermelho é o nome da campanha realizada por hemocentros em todo o Brasil durante o mês, para incentivar a doação de sangue. Mesmo durante a pandemia, pessoas com anemias crônicas, hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves mantêm a necessidade de receber sangue. Neste período de isolamento, a FAPES orienta os beneficiários do Plano de Assistência à Saúde (PAS) sobre como ajudar sem correr riscos de contaminação pelo novo Coronavírus.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a doação é segura, não existe evidência médica de contaminação pela transfusão de sangue. Mas quem teve diagnóstico clínico e/ou laboratorial de Covid-19 só poderá doar após 30 dias da completa recuperação. Além disso, quem teve contato, nos últimos 30 dias, com pessoas com diagnóstico da doença deverá esperar 14 dias após o último contato para só então fazer a doação.

Estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores precisam da autorização dos pais) são requisitos para doar sangue em qualquer período. O procedimento pode ser agendado no HemoRio, embora não seja obrigatório, mas ajudará a evitar horários de maior movimento. No dia da doação, é necessário portar documento oficial com foto e não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos pelo menos três horas antes da doação.

Os cerca de 32 hemocentros e 500 serviços de hemoterapia, que realizam coleta, estão adaptados às exigências sanitárias, oferecendo locais para a lavagem das mãos, antissépticos, higienização de superfícies e equipamentos etc.

Pessoas com febre, sintomas de gripe, anemias ou cirurgias recentes não podem doar sangue. Grávidas e mães deverão esperar até 90 dias após o parto normal ou 180 dias após cesariana, ou 12 meses após o parto caso estejam amamentando. Quem extraiu um dente deve aguardar uma semana, mas quem fez tatuagem ou piercing somente pode doar depois de um ano, mesmo período exigido para quem fez transfusão de sangue. O uso de alguns medicamentos pode ser restritivo, assim como as vacinas, por isso é recomendável tirar as dúvidas antes de sair de casa, nos canais abaixo:

HemoRio: www.hemorio.rj.gov.br

Disque Sangue: 0800 2820708