Mon Jun 18 19:06:00 UTC 2018

Doe sangue, doe vida

A campanha Junho Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

A campanha Junho Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, principalmente nessa época do ano, em que o frio e a chuva afastam os doadores dos centros de coleta. Para incentivar as doações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2004 o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador.

No Brasil, 1,8% da população contribui com a causa, de acordo com o Ministério da Saúde, mas o número ainda está aquém do considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU), que gira em torno de 3% a 5%.

Para ser um doador, é preciso ter entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e, no caso das mulheres, não estar grávida ou amamentando. As recomendações adicionais são não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos seis meses, ter dormido pelo menos seis horas na véspera e não ter ingerido alimentos gordurosos por, pelo menos, quatro horas antes da doação.

No Rio de Janeiro, o Hemorio está aberto diariamente para receber doações, das 7h às 18h, inclusive feriados. Basta levar um documento oficial com foto. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio.
 

Tópicos relacionados

utilidade pública