01 de April de 2022

Beneficiários do PAS e dependentes poderão se vacinar contra a gripe a partir de 04/04

Ação promovida pela FAPES será realizada nas clínicas credenciadas e em domicílio

A vacinação contra a gripe para beneficiários e dependentes do PAS pela FAPES será realizada nas unidades da rede credenciada e em domicílio, a partir de 04/04. A previsão é que a campanha termine no dia 03/06 e para saber quais são as clínicas que estão habilitadas para realizar a vacinação contra a gripe, basta clicar aqui.

Para se vacinar não é necessário o pedido médico, bastando apenas apresentar a carteirinha do PAS. Este documento está disponível no seu celular, ao baixar o App FAPES (veja aqui como fazer).

A vacina de 2022 inclui proteção contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, é indicada a partir dos seis meses de idade e recomendada para toda a população, inclusive gestantes e pessoas que já tenham sido vacinadas contra a Covid-19. Se você estiver com sintomas gripais ou em quarentena por Covid-19, vacine-se somente após o término destes e com autorização de seu médico.

A vacina da gripe está contraindicada apenas para pessoas com alergia grave a ovo de galinha (que já tiveram reação anafilática) e portadoras de doenças neurológicas comprovadamente diagnosticadas, tais como síndrome de Guillain-Barré. Para crianças de 6 meses a 9 anos recomendam-se duas doses na primeira vez que forem vacinadas, respeitando o intervalo de um mês entre elas. Nos anos seguintes, deve ser feita uma revacinação anual com apenas uma dose.

A FAPES estimula que todos os seus beneficiários participem ativamente da campanha, porque o Brasil vivenciou recentemente um grande surto de influenza A, causada, principalmente, pela nova variante Darwin da cepa H3N2, e pelo subtipo H1N1.

Dúvidas? Ligue para o seu Enfermeiro de Família, através da Central de Atendimento no número: (21) 3820-5454 (digitando, na sequência, as opções 2, 1 e 2).

Participe junto com a sua família!