Notícias Institucional
Wed Sep 09 15:38:00 UTC 2020

Recadastramento de previdência e saúde começa para ativos e assistidos do BNDES

Confira mais informações para realizar o procedimento 100% online pelo Portal de Serviços

Em 2020, pela primeira vez a FAPES conduzirá o recadastramento de previdência e de saúde de forma unificada. Os participantes ativos e assistidos (aposentados e pensionistas) do PBB (Plano Básico de Benefícios) que tem as empresas do Sistema BNDES como patrocinadoras, bem como os titulares do Plano de Assistência e Saúde (PAS), já podem entrar no Portal de Serviços da Fundação para realizar o procedimento 100% online.

Para iniciar o Recadastramento, basta acessar o Portal de Serviços, utilizando sua senha e clicar em Campanhas > Recadastramento Anual. Confira abaixo o vídeo tutorial:



Neste ano em especial, a FAPES está conduzindo uma grande unificação de cadastros em seus sistemas, por isso é ainda mais importante fazer uma minuciosa validação das informações de nossos participantes e beneficiários. Contando com a ajuda de todos, a Fundação terá a certeza de possuir dados corretos e atualizados.

Veja também mais algumas informações complementares sobre o processo:

Preenchimento dos formulários: Os formulários online para atualizar os dados do titular e de seus dependentes virão previamente preenchidos para conferência. Caso estejam corretos, será preciso apenas responder ao questionário sobre Pessoas Politicamente Expostas (PEP) e clicar em “enviar”. Se houver a necessidade de realizar alterações ou inserção de informações, bastará fazer as modificações nos devidos campos. Existem, porém, alguns poucos campos que, para assegurar a consistência do sistema, não são editáveis. Se for necessário alterar informações que constem neles, o usuário deverá enviar uma solicitação via Fale FAPES.

Documentos: Os documentos exigidos, indicados no próprio formulário, poderão ser digitalizados ou enviados por foto, desde que legível (veja aqui o tutorial de como enviar fotos pelo Portal). Para agilizar o preenchimento, recomendamos que o usuário prepare previamente os arquivos digitais conforme a necessidade:

- Documentos para recadastrar filhos, enteados ou menores sob guarda, clique aqui.
- Documentos para recadastrar pais, clique aqui.
- Documentos para recadastrar irmãos, clique aqui.

Prova de vida: O recadastramento de 2020 não exigirá prova de vida para os assistidos. Desde que a equipe clínica da FAPES passou a acompanhar a saúde dos beneficiários do PAS, a comprovação passou a ser automática para os atendidos ao longo do ano. Como complemento, a Fundação realizou esse ano consulta ao SISOBI - Sistema Informatizado de Controle de Óbitos da Dataprev. Isso evita o pagamento de benefícios indevidos e preserva o patrimônio dos planos.

Finalizando o recadastramento: O usuário deverá conferir, preencher e enviar o formulário de uma só vez. Será possível usar o tempo que precisar para checar as informações, mas, para a segurança dos dados, se o sistema ficar inativo por mais de 20 minutos a sessão será encerrada e o usuário terá que reiniciar o recadastramento desde o início.

Após o envio, os documentos serão analisados pela FAPES, por isso é importante que todos acompanhem o andamento de seus processos por meio do Portal de Serviços. Ali estarão indicados os cadastros validados e os que ainda possuem exigências, que deverão ser resolvidas pelo titular para concluir o processo.

Como determina a legislação, o recadastramento é obrigatório e necessário para o pagamento de benefícios da previdência e o acesso do titular e beneficiários à assistência à saúde. A partir de hoje (09/09), o prazo para realizar o recadastramento da FAPES será de 30 dias. Caso o usuário encontre alguma instabilidade de navegação no Portal ao efetuar o recadastramento, deve ligar para a Central de Atendimento – (21) 3820-5454, de 9h às 17h, aguardar a mensagem e digitar a opção 7.