A FAPES oferece aos seus participantes o Plano Básico de Benefícios – PBB, um plano de previdência na modalidade Benefício Definido que concede uma renda complementar à Previdência Social, na forma dos seguintes benefícios:
O PBB ainda prevê o amparo em caso de invalidez, pensão para dependentes e auxílio-reclusão.

Confira todas as vantagens
de ser um participante da FAPES:

Como me tornar
um participante?

Se você é empregado do Sistema BNDES ou da FAPES, pode aderir ao Plano Básico de Benefícios a qualquer tempo, desde que não esteja em auxílio-doença ou, aposentado por invalidez ou em situações de contrato de trabalho suspenso ou interrompido. No entanto, se a adesão for solicitada após 90 dias da data de admissão ou se estiver retornando ao plano, será necessária aprovação em exame médico.

Após a inscrição, o valor da contribuição (e da joia, quando for o caso) será descontado mensalmente em folha de pagamento até que sejam reunidas as condições para receber o benefício. Se você for portador de doença preexistente, a cobertura de benefícios por incapacidade, invalidez e morte ficará condicionada ao cumprimento da carência de 36 meses de contribuição à FAPES, exceto nos casos de acidente pessoal involuntário.

Para se inscrever, dirija-se à Central de Atendimento e preencha o Requerimento de Inscrição com os seus dados pessoais, informando o tempo de serviço anterior à admissão no Sistema BNDES ou na FAPES.

Institutos

O plano de previdência da FAPES prevê Institutos para os participantes que se desligam do seu Patrocinador sem ter reunido as condições necessárias para receber os benefícios de aposentadoria previstos no regulamento.

Saiba mais

Quem pode ser inscrito como dependente?

Dependentes Necessários

Cônjuge, companheiro(a);

Filhos solteiros até 24 anos ou inválidos.

 

Dependentes Designados

Ex-cônjuge divorciado, separado judicialmente ou companheiro com percepção de alimentos;

Pessoas que dependem financeiramente do participante, sem condições de prover a própria subsistência, com pelo menos uma das características abaixo:

  • a) menor de 18 anos;
  • b) maior de 18 e menor de 24 anos, observadas as condições do regulamento;
  • c) maior de 55 anos, com renda igual ou inferior ao benefício mínimo da previdência social;

Inválido reconhecido pela previdência social e pela FAPES.

Importante: Em caso de ausência de dependentes com os perfis acima, o participante poderá designar qualquer pessoa para fins de recebimento do pecúlio por morte.

Regulamento

O Regulamento do Plano Básico de Benefícios também é chamado de RPBB. Ele reúne todas as regras do plano de previdência que é administrado pela FAPES.

Download

Contato

Central de Atendimento

Av. República do Chile, nº 100 Sobreloja - CEP: 20031-170 - EDSERJ

Tel: (21) 3820-5454