Notícias Institucional
Fri Jan 06 19:06:00 UTC 2023

Opção de maior prazo de pagamento da nova joia será tema de Live FAPES

Evento online será na próxima quinta-feira (12/01), às 17h. Envie já suas perguntas e participe!

Participantes do Plano Básico de Benefícios (PBB) que aderiram ao plano pela Resolução CD nº 26/2011 (nova joia) terão mais prazo para pagamento dessa obrigação. A medida está em vigor desde 1º de janeiro de 2023, aprovada pelo Conselho Deliberativo da FAPES, e será detalhada na primeira Live FAPES deste ano. O evento online, transmitido via Microsoft Teams, será na próxima quinta-feira (12/01), às 17h.

A apresentação também abordará a redução do fator de joia, anunciado em setembro de 2022 pela Fundação (relembre aqui), como consequência da alteração do Regulamento do PBB para o cálculo de futuras aposentadorias. Essa alteração considera os últimos 36 meses de Salário de Participação e não mais os últimos 12 meses, com impacto no valor dos benefícios e, consequentemente, no valor da joia para a maioria destes participantes.

Já a ampliação do prazo (metodologia de dilatação de joia) será opcional e dará mais flexibilidade aos portadores da nova joia para realizar os pagamentos antes ou após a aposentadoria, a partir de um percentual (fator) mínimo, considerando toda a sua expectativa de vida. O aumento do prazo não traz impactos financeiros ao resultado do PBB, porque não altera o montante, mas apenas o período em que os pagamentos serão realizados.

A Live FAPES será conduzida pelo Diretor de Seguridade da Fundação, Marcelo Alves, e pelo Gerente Executivo de Atuária e Previdência, Rodrigo Uchôa, e permitirá aos participantes a possibilidade de esclarecerem suas dúvidas sobre o tema (envie suas perguntas antecipadamente no formulário, clicando aqui). As perguntas antecipadas terão prioridade para serem respondidas ao vivo. Contudo, os participantes também poderão enviar seus questionamentos durante o encontro online.

No dia da transmissão, o link da sala da Live será publicado e disponibilizado aos participantes pelos canais de comunicação da FAPES (site, WhatsApp e Portal de Serviços).

Tem dúvidas sobre como acessar a live? Veja abaixo o vídeo tutorial sobre como participar do evento:


Traga as suas dúvidas e participe!

Tópicos relacionados

Live FAPES PBB Joia Previdência

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Thu Jun 01 10:37:00 UTC 2023

Boletos da FAPES passarão a ter novos CNPJs a partir de junho

Mudança acontecerá por conta de exigência legal da Previc, referente à Resolução CNPC 46/2021

Ler notícia
Notícias Institucional

Thu Jun 01 08:00:00 UTC 2023

Recadastramento anual de previdência e saúde acontece de 1º de junho até 15 de julho

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garanta o acesso aos seus benefícios

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue May 16 16:59:00 UTC 2023

Live FAPES apresenta o Relatório Integrado e a situação do PBB

Participantes poderão enviar perguntas ao vivo no evento, dia 30/05, às 17h

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed Apr 26 16:45:00 UTC 2023

Participantes do PBCD e FAPES Família poderão modificar seus perfis de investimentos em maio

Alterações deverão ser realizadas entre os dias 01/05 e 31/05 no Portal de Serviços

Ler notícia
ver todas as notícias