Notícias Institucional
Tue Jan 30 20:08:00 UTC 2024

Políticas de Investimentos dos planos FAPES são reformuladas e ganham mais transparência

Novo conteúdo esclarece cenário e estratégias para o PBB, FAPES Família, PBCD e FAPES Futuro

A FAPES informa a divulgação das Políticas de Investimentos dos planos geridos pela fundação, contendo o mandato para a gestão dos recursos. No último ano, a FAPES decidiu fazer uma profunda reavaliação e buscar as melhores práticas do mercado para torná-las ainda mais acessíveis a todos os seus públicos. Dessa forma, as Políticas de Investimentos do Plano Básico de Benefícios (PBB), FAPES Família, PBCD e FAPES Futuro para o ano de 2024 acabaram de ser divulgadas com novidades no seu conteúdo, além da atualização dos objetivos e limites de risco. “Queremos mostrar mais do que apenas o nosso ponto de chegada, mas qual o caminho que iremos traçar até lá”, explica o diretor de Investimentos, Leonardo Mandelblatt. A mudança se alinha com um dos pilares da marca FAPES, investindo em confiança, através de uma busca crescente por transparência.

O objetivo é ter maior clareza na comunicação com os participantes e patrocinadores, descrevendo o cenário macroeconômico esperado, o posicionamento e as estratégias da FAPES para otimizar retornos, de acordo com a característica de cada plano e os riscos associados.


A principal mudança da Política de Investimentos do Plano PBB, é uma abertura maior sobre a formulação da carteira de investimentos, esclarecendo os principais fundamentos que determinaram a alocação de ativos. Outra novidade foi a inserção da Mensagem do Diretor de Investimentos, abordando todos estes pontos para, ao mesmo tempo, prestar contas sobre a performance do ano anterior e antecipar perspectivas para o ano corrente.


Outro fator relevante para o horizonte dos investimentos é a meta atuarial líquida (descontada a inflação) do plano PBB. Para 2024 a meta foi fixada em 5,59% ao ano.


Vale ressaltar uma característica que impacta substancialmente a orientação dos investimentos da FAPES: a natureza das suas obrigações. O PBB, maior plano gerido pela FAPES, tem os compromissos substancialmente mais longos do que a média de os planos de benefício definido no País o que, no jargão de previdência, é chamado de duration. Isso porque as aposentadorias e pensões a serem pagas até o último beneficiário do plano vão além do ano de 2100.


Como exemplo, o título público (NTN-B) mais longo disponível hoje para investimento vence em 2060 e, atualmente, remunera em linha com a meta atuarial, mas em valores brutos. Ou seja, mesmo se todos os recursos do PBB fossem aplicados neste título de renda fixa, para além de haver um descasamento de duration, essa taxa não seria suficiente para imunizar a carteira e garantir o custeio do plano até do último benefício. “Isso justifica o fato da FAPES estar mais diversificada e acima da média do mercado nas alocações em renda variável e no exterior, porque a estratégia é assumir riscos calculados para que, no longo prazo, o retorno seja consistente com o passivo do plano”, explica o diretor.


Acesse a Política de Investimentos do seu plano no site e conheça mais sobre a gestão de investimentos da Fundação, clique aqui:
https://www.fapes.com.br/investimentos.