FAPES disponibiliza inteiro teor da proposta da operação de migração a seus participantes ativos e assistidos
Chegou a hora de conhecer o novo Plano PBB-CD, que será criado para receber migrações voluntárias do PBB

Seguindo com o nosso compromisso de transparência com os participantes, a FAPES disponibiliza o inteiro teor da proposta de migração, com todos os documentos relacionados ao processo:
Implantação do Plano PBB-CD:
– Proposta do Regulamento PBB-CD;
– Nota Técnica Atuarial – PLANO CD;
– Parecer Atuarial dos Riscos Envolvidos – PLANO PBB-CD;
– Estudo de Viabilidade do PBB-CD;
– Dados para Avaliação de Viabilidade de Plano de Benefícios.
Operação de Migração:
– Proposta de Termo de Migração;
– Relatório de demandas PBB – Data base 31.12.2024;
– Relatório da Operação – Migração.
Convênio de Adesão ao Plano PBB-CD:
– Proposta de Convênio de Adesão.
Alteração do Regulamento do Plano Básico de Benefícios – PBB:
A alteração regulamentar no PBB trata das regras gerais da migração voluntária para o PBB-CD, além da adequação do PBB à Resolução CNPC 50/2022, que flexibilizou os institutos (benefício proporcional diferido, autopatrocínio, resgate e portabilidade). Confira os documentos:
- Proposta do Regulamento Consolidado PBB;
- Quadro Comparativo PBB (somente dispositivos alterados);
- Nota Técnica Atuarial – PBB – Migração.
A documentação já foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da FAPES e pelos patrocinadores do Sistema BNDES. No momento, está sob aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Após essa validação, seguirá para a PREVIC, órgão fiscalizador da previdência complementar fechada.
Após a autorização da operação pela PREVIC, a FAPES divulgará as datas de início e de fim do período em que os participantes ativos e assistidos poderão optar, individualmente, por migrar para o PBB-CD ou por permanecer no PBB.
Em resumo, as principais características do Plano PBB-CD serão:
- Tempo de contribuição ao PBB será contado como período para a aposentadoria no PBB-CD;
- Inclui benefícios de complementação de aposentadoria normal, por invalidez, abono anual, auxílio-doença e pensão por morte;
- Contas individuais, incluindo suas contribuições como ativo e as contribuições paritárias do patrocinador;
- Não há renda vitalícia, mas você pode aumentar seu saldo com contribuições voluntárias (sem contrapartida do patrocinador);
- Saque até 25% de seu saldo, se desejar, a partir da aposentadoria;
- Escolha como receber seus benefícios: por percentual do saldo (0,25% a 2,0% por mês), por tempo (5 a 30 anos) ou equivalência atuarial, até esgotar seu saldo.
Você poderá conhecer todos os detalhes e esclarecer dúvidas sobre o novo plano na próxima edição da Conversa com a FAPES, no nosso canal do YouTube, no dia 26 de setembro, às 11h.
Todos os nossos conteúdos sobre o Acordo PBB e o processo de Migração Voluntária estão disponíveis em um site exclusivo. Confira: https://www.fapes.com.br/acordo-pbb
Nele os participantes podem ter acesso ao Cronograma da Migração, às gravações da Conversa com a FAPES, ao histórico de divulgações, à página de Saúde Financeira e às perguntas e respostas mais frequentes.
FAPES. Construindo o amanhã, hoje.