FAPES estabelece uma Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos
Objetivo é orientar sobre condutas recomendadas no ambiente de trabalho com relação à raça, gênero, orientação sexual, etc.
30/11/2022
Notícias Institucional

Com o objetivo de estabelecer diretrizes e compromissos que promovam um ambiente inclusivo, com a valorização da diversidade humana, cultural e dos direitos humanos em seu âmbito de atuação, a FAPES elaborou a sua Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos. O objetivo é combater formas de preconceito e discriminação, assim como orientar nossos colaboradores e colaboradoras sobre condutas recomendadas com relação à raça, gênero, orientação sexual e outros aspectos individuais que devem ser respeitados no ambiente de trabalho. O documento formaliza o posicionamento da FAPES acerca do tema e é mais um passo da Fundação em prol da sustentabilidade do negócio e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que tem a FAPES como signatária.
Confira aqui a nova Política na íntegra!
“Precisamos transformar o mercado corporativo para que todos tenham oportunidades, sem obstáculos criados por características pessoais. A FAPES tem buscado cumprir o seu papel porque acreditamos que isso ajuda no desenvolvimento da Fundação e dos segmentos de previdência e saúde nos quais atuamos”, considera o diretor-superintendente da FAPES, Carlos Frederico Rangel.
A Política deve ser observada pelas áreas da Fundação e aplica-se a todos os empregados, estagiários e jovens aprendizes, membros da Diretoria, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e Comitês de Assessoramento, além de fornecedores e prestadores de serviço, que devem conhecer e se comprometer com as regras estabelecidas. Qualquer atitude em desacordo com o conteúdo do documento está sujeita aos procedimentos disciplinares previstos no Código de Ética e Conduta da FAPES.
Danilo Xavier, membro do Conselho Deliberativo da FAPES, também ressaltou a importância da aprovação do documento. "Enquanto membro e representante LGBTQIA+ no Conselho Deliberativo, fico feliz em testemunhar esse avanço na FAPES. A valorização da Diversidade, da Inclusão e dos Direitos Humanos deve ser mais que um compromisso de todos os colaboradores, é preciso haver intencionalidade nas práticas e políticas institucionais de combate a todos os tipos de fobias sociais, para que o respeito às diferenças seja natural, justo e oportuno. Nossa instituição e a sociedade só têm a ganhar com essas atitudes."
O colaborador que tiver conhecimento ou presenciar o descumprimento ou desrespeito de qualquer informação contida na Política tem o dever de reportar ao Canal de Denúncias da FAPES, onde a questão será avaliada pelo Comitê de Ética da Fundação.