Conversa com a FAPES: entenda como será calculado o valor a ser migrado do PBB
Tivemos recorde de público no encontro e os participantes puderam interagir conosco em tempo real pelo chat ao vivo

Na última sexta-feira (08/08), às 11h, realizamos mais um encontro da nossa série Conversa com a FAPES, criada para esclarecer, de forma transparente e direta, os principais pontos sobre o processo de migração voluntária do Plano Básico de Benefícios (PBB) para o novo plano de Contribuição Definida (CD) a ser criado.
Desta vez, o foco foi um dos temas que mais geram dúvidas entre os participantes: “Como é feito o cálculo do valor que será migrado para o Plano CD?”. Estiveram conosco:
• Marcelo Alves, Diretor de Seguridade
• Mariana Chermont, Gerente de Previdência
• Rodrigo Uchôa, Gerente Executivo de Atuária
O evento, transmitido pelo nosso Canal no YouTube, foi dividido em dois blocos. No primeiro, detalhamos o conceito de Reserva Matemática — explicando como esse valor é calculado e quais são os principais fatores que influenciam esse cálculo. No segundo apresentamos informações sobre o Crédito de Migração (ou Reserva de Migração), que será definido individualmente para cada participante que decidir migrar voluntariamente do PBB para o novo plano CD.
A proposta do encontro foi apresentar os critérios técnicos que compõem o cálculo do crédito que será migrado individualmente, além de mostrar os cuidados que adotamos para garantir que todo o processo seja conduzido com segurança para os participantes.
Como tivemos uma conversa bastante detalhada e repleta de informações importantes para os participantes, optamos por dividir a gravação do evento em dois episódios. Assim, fica mais fácil acompanhar os conteúdos com tranquilidade e entender cada ponto abordado. Confira abaixo:
Parte I – Reserva Matemática
Parte II – Crédito de Migração
Veja a apresentação completa do evento clicando aqui.
Etapas da estruturação do novo plano CD
Seguindo com o nosso compromisso de transparência aos participantes, informamos que os documentos relacionados à operação de migração do PBB para o novo plano de contribuição definida já foram aprovados pelo Conselho de Administração do BNDES.
No momento, estamos aguardando a manifestação favorável da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, nos termos da legislação em vigor. Uma vez ocorrida essa manifestação da SEST, os documentos serão encaminhados à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
Os participantes podem acompanhar todo o andamento do processo de migração voluntária pelo site do Acordo PBB. Confira: https://www.fapes.com.br/acordo-pbb
Nele você pode ter acesso ao Cronograma da Migração, às gravações do Conversa com a FAPES, ao histórico de divulgações, à página de Saúde Financeira e às perguntas e respostas mais frequentes.
Agradecemos a todos que participaram do encontro e, em breve, divulgaremos mais informações sobre o próximo evento.
FAPES. Construindo o amanhã, hoje.