Thu Mar 19 15:36:00 UTC 2020

Vacinação contra a gripe em domicílio será prioritária para grupos de risco

Idosos, gestantes e outros casos de risco devem agendar diretamente nas clínicas, de acordo com a disponibilidade

Atualização: A imunização contra a gripe para beneficiários da FAPES, programada para ser iniciada no dia 25/03, está aguardando a chegada de lotes de vacina e a definição sobre restrições de funcionamento das unidades de vacinação. Confira mais informações clicando aqui.


Grupos de pessoas com maior risco de contágio pelo Coronavírus – casos de idosos acima de 60 anos, além de gestantes, lactantes, oncológicos em tratamento e outros casos de enfermidades – poderão receber a vacina contra a gripe em suas residências. Os custos da aplicação domiciliar pelas clínicas credenciadas pela FAPES serão reembolsados em 100%. O agendamento deve ser feito diretamente pelo beneficiário, de acordo com a disponibilidade das clínicas, o que não está sob o controle da FAPES. A imunização será realizada de 25 de março a 7 de abril (veja aqui).

Pedimos a sua atenção e compreensão sobre os seguintes pontos:

  1. O sistema de saúde público e privado está sob forte demanda, por isso não há como garantir de prontidão todas as vacinas logo no início do período de imunização. Já há evidências de que o Ministério da Saúde estenderá o prazo de vacinação;

 

  1. Não há como encarregar a equipe de enfermeiros da FAPES, também sob forte demanda, para realizar o agendamento. Os enfermeiros orientam sobre o procedimento, mas o agendamento é feito diretamente com a clínica credenciada. Agradecemos a colaboração de todos neste momento delicado.

 

A colaboração dos beneficiários do PAS é essencial para que as clínicas possam atender em domicílio os casos de real necessidade. Os Enfermeiros do Programa Saúde da Família atendem pelo telefone (21) 3820-5454 para orientações. Pacientes que já se encontram em internação domiciliar pela FAPES receberão as vacinas sem necessidade de agendamento.

Nas unidades destas clínicas basta apresentar a carteirinha do Plano de Assistência à Saúde (PAS). Consulte as clínicas antes de se dirigir às unidades. As orientações são evitar horários de pico e manter distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas, além de higienizar as mãos sempre que possível ou usar o álcool gel.