Fri Sep 24 19:42:00 UTC 2021

Setembro Amarelo: conheça mais sobre a campanha mundial de prevenção ao suicídio

Entenda a importância em se falar do tema e confira o material elaborado pela Equipe de Saúde da Família

Desde 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o mês de setembro para promover sua campanha mundial de prevenção ao suicídio, intitulada Setembro Amarelo. Anualmente, cerca de 12 mil suicídios são registrados no Brasil, e mais de 1 milhão no mundo. Entre as principais doenças relacionadas estão: a depressão, o transtorno bipolar, a ansiedade, a esquizofrenia e o abuso de drogas e bebidas alcoólicas.

O assunto é delicado, porém não deve ser evitado ou negligenciado. A tentativa de suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou classe social, e os índices crescentes alertam para a importância em se falar do tema para evitar a perda de outras vidas, através da conscientização da sociedade e orientação sobre como identificar sinais de ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.

O apoio profissional pode ser muito importante para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto e tratamento efetivo de alguma patologia que possa levar ao suicídio. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a lidar com as angústias e a superá-las através de ferramentas específicas ou medicamentos.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui e confira o material que a equipe de Saúde da Família da FAPES preparou. Nele, a psicóloga Glauce Cerqueira Corrêa da Silva aborda alguns conceitos básicos sobre o tema e apresenta fatores sociodemográficos e ambientais que influenciam no suicídio, além de elencar as ações necessárias para ajudar quem precisa de apoio.

A FAPES, no seu compromisso de valorização da vida, apoia a causa do Setembro Amarelo. Por isso, não hesite em buscar ajuda, procurando o seu enfermeiro e médico de família via Central de Atendimento pelo (21) 3820-5454, opções 2 > 1 > 2.