Fri Oct 08 13:25:00 UTC 2021

Outubro Rosa: veja o depoimento de uma beneficiária do PAS que venceu a luta contra o câncer de mama

Campanha de prevenção da doença promove a conscientização contra o tipo de câncer que mais acomete as mulheres do PAS

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, tendo sido diagnosticados cerca de 2,3 milhões de novos casos, com 685 mil mortes em 2020. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum, após o câncer de pele não-melanoma, sendo estimados 66.280 casos novos da doença em 2021. Além disso, ele é o câncer de maior incidência entre as mulheres beneficiárias do PAS. Por estas razões, requer atenção redobrada para o diagnóstico precoce da doença.

O acompanhamento com o mastologista e a realização do exame de mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos também é igualmente importante para prevenir a doença. Além disso, o diagnóstico precoce é essencial para garantir a detecção do câncer em seu estágio inicial, mesmo antes dele causar sintomas, aumentando assim em mais de 90% as chances de sucesso no tratamento. Mesmo os tumores invasivos podem ser curados se o diagnóstico for estabelecido em fase precoce.

Confira a seguir o depoimento inspirador de Anna Paula Bottrel, beneficiária do PAS, que venceu a luta contra o câncer de mama:

Conheça também um pouco mais sobre as principais causas, fatores de riscos e sintomas da doença!

Causas: o câncer de mama é provocado pela multiplicação de células anormais da mama, de forma acelerada e desordenada, que provocam a formação de tumores malignos. Há diversos tipos de câncer de mama e a doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas.

Alguns dos fatores de risco: uso prolongado de hormônios (TRH - terapia de reposição hormonal), obesidade após a menopausa, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Também é mais frequente nas mulheres que têm início da menstruação antes de 12 anos de idade, gravidez tardia, menopausa tardia e história familiar para câncer de mama e de ovário (principalmente antes dos 50 anos).

Principais sintomas: nódulos (geralmente indolores, duros e irregulares), inchaço na mama, pele enrugada como casca de laranja ou com depressões, dor ou inversão, saída de secreção, vermelhidão e descamação do mamilo ou em outras partes da
mama e nódulos nas axilas.

Na campanha do outubro Rosa 2021, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) promove novamente o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. O objetivo é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, como o câncer de mama.

Em caso de dúvidas ou apoio, entre em contato diretamente com sua equipe do Programa Saúde da Família.

Tópicos relacionados

saude PAS Saúde da Família Outubro Rosa

Você também pode se interessar por:

Thu Jun 01 08:00:00 UTC 2023

Recadastramento anual de previdência e saúde acontece de 1º de junho até 15 de julho

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garanta o acesso aos seus benefícios

Ler notícia

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia

Wed Feb 15 19:08:00 UTC 2023

Veja como será o atendimento da FAPES durante o período do Carnaval 2023

Demandas não urgentes devem ser encaminhadas pelo Fale FAPES via Portal de Serviços ou App FAPES

Ler notícia

Wed Nov 23 17:27:00 UTC 2022

FAPES terá horário de expediente especial em dias de jogos do Brasil

Atendimentos da Equipe do Saúde da Família e de emergência continuarão sendo realizados 24h por dia

Ler notícia
ver todas as notícias