Saiba mais sobre o Autismo

Saiba mais sobre o Autismo
O Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientização da população. O Autismo é um transtorno complexo e muito comum, sendo mais prevalente na população infantil que doenças como o câncer, diabetes e AIDS somadas.  
 
O Transtorno de Espectro Autista é uma condição clínica crônica que envolve fatores biológicos e neuropsicológicos que resultam em graus variados de dificuldade de comunicação e interação sociais e na adoção de um modelo repetitivo de comportamentos, interesses e atividades.  Dessa forma, pode haver um prejuízo no desenvolvimento da linguagem e na abertura para os interesses do mundo ao redor.  
 
A prevalência desse transtorno tem aumentado desde 1970. Ainda não está claro se isso está relacionado às alterações nos critérios diagnósticos, à metodologia dos estudos epidemiológicos,  a um real aumento na incidência do transtorno ou à combinação desses fatores. Uma revisão sistemática de estudos epidemiológicos em 2010 encontrou uma prevalência global do transtorno de 7,6/ 1.000 crianças, sendo maior no sexo masculino: ocorre em quatro meninos para uma menina. 
 
Há vários graus do transtorno dentro do espectro autista, que variam entre leve até os mais graves. O diagnóstico é feito com base em dados clínicos, levando em conta a história, o exame físico e as observações quanto ao comportamento. Deve-se suspeitar da presença de autismo em crianças que apresentem dificuldade na interação e na comunicação social e que reproduzam de forma repetitiva comportamentos e atividades. 
 
O diagnóstico e a intervenção precoces são importantíssimos, influenciando de forma significativa a qualidade de vida e o prognóstico dos portadores do transtorno.  O tratamento deve ser individualizado, de acordo com as necessidades e a idade do menor e requer uma abordagem multiprofissional.  
 
É importante destacar que a inclusão social do autista, bem como o respeito e a garantia de uma qualidade de vida satisfatória devem ser almejados por todos.