Diretora-superintendente da FAPES realiza encontro com participantes

InícioNotíciasNotícias FAPESDiretora-superintendente da FAPES realiza encontro com participantes
Solange Vieira em apresentação para participantes
No dia 11 de dezembro, a diretora-superintendente Solange Vieira realizou um encontro com cerca de 400 participantes da FAPES no auditório do BNDES para esclarecer sobre a situação atual do Plano Básico de Benefícios – PBB e deixar claros os desafios que todos – participantes, patrocinador e FAPES – teremos que enfrentar para equilibrá-lo, tais como o plano de equacionamento de déficit, a cobrança dos contratos de dívida do patrocinador, os impactos da nova família-padrão nos cálculos atuariais da Fundação e o fechamento do PBB. 
 
Solange frisou que, apesar do déficit atual ainda não equacionado de R$ 1,6 bilhão, o plano de benefício definido possui um patrimônio sólido e sustentável no longo prazo, com ativos líquidos e saudáveis que atingem mais de R$ 9 bilhões. De qualquer forma, esforços para equilibrar os resultados devem ser baseados na união de forças de todas as partes interessadas. O encontro transcorreu com um debate aberto, no qual os participantes puderam tirar dúvidas sobre diversos pontos da apresentação: de impactos atuariais a medidas que estão sendo tomadas pela Administração para tornar a FAPES mais eficiente e equilibrada.
 
Este foi apenas um de uma série de encontros propostos pela diretoria, incluindo a sugestão de reuniões com grupos menores e a realização de cursos sobre o funcionamento do fundo de previdência. A diretoria mantém seu compromisso com base nos princípios da transparência e do diálogo aberto.
 
A íntegra da apresentação está disponível na área restrita do Portal. Clique aqui para acessá-la.