Previdência
Wed Jun 13 13:12:00 BRT 2018

Reestruturação do PBB é apresentada aos participantes

A diretoria da FAPES apresentou a proposta de reestruturação que visa devolver o equilíbrio ao PBB. As medidas, que já haviam sido alinhadas entre os integrantes da Mesa FAPES, foram apresentadas para todos os participantes no dia 29 de maio e depois debatidas, ao longo da primeira semana de junho, em reuniões com participantes ativos, ativos porta-joias, assistidos, autopatrocinados e vinculados.

 

Participantes representados

 

A negociação na Mesa FAPES teve o objetivo de conciliar ao máximo os interesses dos diferentes grupos que compõem o PBB. Para isso, foi primordial o empenho de representantes das associações AFBNDES, AFBNDESPAR, AFFINAME, AF-JOIA e da APA, além das administrações do BNDES e da FAPES, para viabilizar uma proposta.

 

O vice-presidente da APA, Luiz Borges, lembra que os principais pontos aprovados em assembleia pelos seus associados foram atendidos. Ele reforça a importância da negociação: "A associação não vai patrocinar ações contra o conjunto de medidas para reestruturação do PBB", afirma. Arthur Koblitz, vice-presidente da AFBNDES, endossa: “A proposta atendeu a uma questão que estabelecemos como condição primordial: ser justa. As negociações buscaram atender demandas relacionadas aos diferentes segmentos, chegando a um resultado razoável para todos”.

 

Entenda a proposta

 

A proposta para custear o valor total do déficit de 2017 se baseia na modificação de benefícios para evitar onerar significativamente os grupos com as novas contribuições extraordinárias. Assim, as medidas presumem a alteração das futuras pensões para 60% para o cônjuge, acrescida de 10% por dependente. O pecúlio de duas remunerações ficaria limitado a duas Unidades de Referência (no estudo da proposta, o valor do teto do INSS foi considerado como parâmetro). As mudanças da proposta não alteram os valores já recebidos hoje pelos assistidos.

 

Com essas alterações nos benefícios, as novas contribuições extraordinárias, a serem pagas a partir de março de 2018, foram estimadas em 0,1% para ativos, 1,3% para aposentados (atuais e futuros) e 7,7% para os que hoje já são pensionistas. Os futuros pensionistas pagariam alíquota igual à dos aposentados, dado que o seu benefício será reduzido.

 

A partir desse cálculo, o patrocinador aportaria metade do valor total do déficit, cerca de R$ 1,15 bilhão. Dessa forma, o PBB ficaria equilibrado, garantindo sustentabilidade ao plano.

 

Desvinculação do INSS

 

No mesmo pacote da reestruturação está proposta a desvinculação do INSS. Assim, o PBB fica imune ao risco de redução do teto de benefícios da Previdência Social e do estabelecimento de uma idade mínima muito elevada, possível em uma reforma.

 

A FAPES propõe ainda passar a idade mínima de 55 para 60 anos, com regra de transição. Em função do maior tempo de contribuição e da redução dos benefícios futuros, os valores devidos pelos portadores de joia serão menores. Para saber qual seria a sua idade prevista para a aposentadoria, acesse aqui o Portal de Serviços com seu usuário e senha.

 

"As medidas são inéditas para um plano de equacionamento e demandarão um grande esforço da diretoria da FAPES para serem aprovadas até dezembro de 2018. Elas terão ainda que passar pelo Conselho Deliberativo, BNDES, SEST e Previc", afirma a diretora superintendente, Solange Vieira.

 

 

 

Você também pode se interessar por:

Previdência

Wed May 16 18:31:00 BRT 2018

Conheça opções por Institutos oferecidos pelo RPBB

Quando um participante interrompe o seu vínculo empregatício, sai de licença sem vencimentos ou perde parte da remuneração que integra o Salário-de-Participação...

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 18:29:00 BRT 2018

Pecúlio: não deixe de inscrever os beneficiários

O pecúlio por morte é pago ao conjunto de dependentes previdenciais inscritos e habilitados na FAPES ou, na falta deles , às pessoas designadas pelo participante exclusivamente para o recebimento deste benefício. Caso não haja indicação o pecúlio por morte será pago aos seus herdeiros legais, mediante alvará judicial.
 

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 18:21:00 BRT 2018

Conselho aprova fechamento do plano a novas adesões

O Conselho Deliberativo da FAPES aprovou a alteração do Regulamento do Plano Básico de Benefícios – RPBB.

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 17:46:00 BRT 2018

FAPES complementa três tipos de aposentadoria do INSS

Os participantes do Plano Básico de Benefícios têm direito à complementação ao benefício de aposentadoria concedido pelo INSS, que pode ser por tempo de contribuição, idade ou invalidez.

Ler notícia
ver todas as notícias