Notícias Institucional
Fri Dec 10 19:46:00 UTC 2021

Use a calculadora do FAPES Família para aproveitar ao máximo os descontos no Imposto de Renda

Contribuições podem ser deduzidas em até 12% da renda tributável, veja como usar todo o seu benefício fiscal

Uma das vantagens de um plano de previdência como o FAPES Família é o de permitir o aproveitamento máximo do benefício fiscal através de desconto no Imposto de Renda. A Receita Federal permite deduzir as contribuições feitas a planos de previdência em até 12% do total da renda tributável, para os que optam pela declaração completa. Assim, se você tem uma renda anual de R$ 100 mil, por exemplo, seu imposto será calculado não sobre o total, mas sobre R$ 88 mil (já descontados os 12%). Isso faz com que o imposto a pagar seja menor, podendo até gerar restituição.

Porém, parte das pessoas acaba não utilizando todo o limite a que tem direito ou sequer sabe qual seria o impacto financeiro na sua declaração. Por isso, a FAPES está lançando uma Calculadora de Benefício Fiscal. Basta inserir o valor de sua renda bruta (anual ou mensal) e o total de suas contribuições à previdência (incluindo os valores recolhidos ao PBB, FAPES Futuro, FAPES Família e planos da modalidade PGBL de outras instituições). A Calculadora mostrará o seu desconto no Imposto de Renda e indicará o montante que falta para atingir o máximo de 12%. Se não utilizar o benefício fiscal, você deixa de aproveitar este dinheiro a mais no início do ano.

Clique na imagem abaixo e acesse a calculadora:

                                    

“Como o PBB é um plano de Benefício Definido, não faz sentido fazer aporte adicional porque ele não altera quanto você terá a receber de aposentadoria no futuro. Mas com o FAPES Família é diferente. Por ter contas individuais, a contribuição voluntária é incorporada ao seu saldo no plano. Além de reduzir o valor a ser pago no seu Imposto de Renda”, explica o gerente executivo de Previdência e Atuária da FAPES, Rodrigo Uchôa.

Ele acrescenta que o incentivo fiscal é uma forma legal e vantajosa de adiar o pagamento do Imposto de Renda devido à Receita, que será cobrado somente quando você começar a receber os benefícios do FAPES Família. “É uma oportunidade para quem pode investir o 13º salário ou outro bônus neste fim de ano”, completa Uchôa.

Mesmo para os que não fazem parte do FAPES Família, ainda há tempo. Basta acessar aqui as informações sobre o plano e solicitar sua adesão. Serão consideradas para a declaração relativa a 2021, a ser entregue no início de 2022, todas as contribuições feitas até o dia 29 de dezembro de 2021. Não deixe de usar a Calculadora de Benefício Fiscal para conhecer o quanto tem a ganhar. Nela, você também poderá acessar o Portal de Serviços e solicitar a emissão do seu boleto para o aporte adicional.

Tópicos relacionados

Previdência Imposto de Renda FAPES Família

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Thu Jun 01 10:37:00 UTC 2023

Boletos da FAPES passarão a ter novos CNPJs a partir de junho

Mudança acontecerá por conta de exigência legal da Previc, referente à Resolução CNPC 46/2021

Ler notícia
Notícias Institucional

Thu Jun 01 08:00:00 UTC 2023

Recadastramento anual de previdência e saúde acontece de 1º de junho até 15 de julho

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garanta o acesso aos seus benefícios

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed Apr 26 16:45:00 UTC 2023

Participantes do PBCD e FAPES Família poderão modificar seus perfis de investimentos em maio

Alterações deverão ser realizadas entre os dias 01/05 e 31/05 no Portal de Serviços

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
ver todas as notícias