Notícias Institucional
Fri Dec 21 15:41:00 UTC 2018

Retrospectiva FAPES 2018

Confira os principais destaques da Fundação

Ao longo do ano enfrentamos inúmeros desafios. Trabalhamos duro para equacionar nosso déficit e trazer o plano para patamares de sustentabilidade no longo prazo. Reduzimos custos, buscamos mais tecnologia e remodelamos toda nossa estrutura interna de controles, instalando o sistema mais moderno disponível da SAP - o SAP S/4 Hana, ainda não implantado em nenhum fundo de pensão no Brasil. Fomos o primeiro fundo de pensão a aprovar um plano de equacionamento de déficit com contrapartida de direitos.

Após 44 anos de existência da FAPES estamos implantando nosso primeiro sistema na área de previdência. Reduzimos o número de sistemas existentes de 71 para 8. Geramos economias de custos de R$42 milhões para 2019 em um orçamento da ordem de 150 milhões.

Na área de saúde estamos revendo convênios e contratos de modo a aumentar a eficiência de nossos serviços. Buscamos cada vez mais assegurar um melhor serviço com o menor custo. Queremos transformar nosso atendimento médico focando na medicina preventiva. Para 2019 nossa expectativa é de queda de cerca de 35,2% nos custos administrativos da área de saúde.

Confira os principais destaques da Fundação no ano:

- FAPES será o primeiro fundo de pensão a fazer equacionamento de déficit com redução de direitos

- Medidas de gestão reduzem despesas administrativas

- Participantes contam com serviços ágeis na palma da mão

- Saúde foca em prevenção e desburocratização

- PPR, novo plano de cargos e salários e novo plano CD foram criados ao longo de 2018

- Longo prazo e diversificação, inclusive com alocação de recursos no exterior, foram os focos dos investimentos

Esta é a nova FAPES, se transformando e modernizando para lhe atender melhor. O ano de 2018 foi um marco importante, com muitas conquistas e transformações. Agradecemos a todos que estiveram conosco nesta caminhada e esperamos que em 2019 possamos continuar a nos superar.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

                                              

FAPES - Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES