Notícias Institucional
Wed Oct 06 14:08:00 UTC 2021

Novo escritório e trabalho híbrido geram economia de R$ 1,4 milhão ao ano na FAPES

Redução de despesas mais do que compensou a adequação das instalações para o novo formato de trabalho

Algumas transformações trazidas pela pandemia vieram para ficar e a FAPES se prepara para uma nova fase de jornada híbrida, com trabalho presencial e remoto, no projeto chamado Flex Office. Quando for a hora de retornar ao trabalho presencial, os colaboradores da FAPES encontrarão um novo escritório que, além de seguro, funcional e confortável, também proporciona grande economia para a Fundação, em benefício de todos os participantes, assistidos e patrocinadoras: uma redução de despesas de R$ 1,4 milhão ao ano.

Com menos pessoas trabalhando presencialmente ao mesmo tempo, a FAPES passou a ocupar apenas o 8º andar do edifício. A devolução do 9º andar, aliada à redução de outras despesas como aluguel, condomínio, luz, água, insumos e tributos, são as responsáveis pela economia. O valor que deixou de ser desembolsado no primeiro semestre permitiu cobrir totalmente a reforma do escritório, que agora está adequado para as novas necessidades.

Na reforma, a Fundação adotou um conceito sustentável, reaproveitando o que era possível como cadeiras, persianas, lustres e divisórias, que foram apenas limpos e higienizados. Os pisos dos banheiros foram recuperados, sem necessidade de troca dos revestimentos. Torneiras sem toque e que reduzem o consumo de água foram adotadas e o novo escritório passou a ter 100% das lâmpadas em LED, mais eficientes e econômicas. Além disso, equipamentos como arquivos deslizantes, armários e gaveteiros que não serão mais utilizados estão sendo vendidos, inclusive em leilões. Como resultado, temos um ambiente de trabalho eficiente e saudável para a prestação de serviços de qualidade aos participantes da FAPES.