Notícias Institucional
Mon Feb 03 19:30:00 UTC 2020

Manual de Controles Internos orienta equipe da FAPES sobre melhores práticas

Objetivo é informar e resguardar o colaborador sobre o cumprimento das leis, gestão de riscos operacionais e tudo o que pode causar impacto para a Fundação

Para que o ambiente interno de uma empresa seja considerado eficiente e ético, é preciso que os funcionários se sintam à vontade, bem informados e resguardados sobre como atender as leis e prevenir riscos. Visando orientar seus colaboradores neste sentido, a FAPES acaba de elaborar um novo Manual de Controles Internos.

O documento traz definições, orientações, responsabilidades e critérios claros e objetivos sobre a metodologia de trabalho, de acordo com as melhores práticas de mercado nacionais e internacionais. Dentre outros assuntos, conceitua os riscos operacionais e como é feito o mapeamento de processos na Fundação, avaliando as probabilidades de eventos de risco (dos raros aos muito prováveis) e seus impactos (de irrelevantes até críticos). O Manual prevê a elaboração de planos de ação – com tarefas, prazos e responsáveis - para mitigar efeitos que possam prejudicar a organização e também o funcionário. 

Para o gerente executivo de Compliance, Riscos e Controles Internos da FAPES, Vinicius Pinho, estas orientações contribuem para a transparência e para a maior fluidez no dia-a-dia. “O colaborador se sente mais responsável e consciente sobre tudo o que pode causar impacto na nossa marca, produto ou serviços, falhas operacionais em processos, advertências, multas e eventuais perdas financeiras para a Fundação”, afirma.

Os controles podem ser corretivos, preventivos ou detectivos, com aplicação por evento, períodos específicos ou até diários, dependendo da necessidade. O acompanhamento é feito por meio de análises continuadas, questionários e testes periódicos, com a fundamental participação dos facilitadores. São colaboradores treinados pela área de Compliance, Riscos e Controles Internos, que reforçam a cultura de governança corporativa, mantém a descrição atualizada dos processos, centralizam a responsabilidade de resposta sobre suas áreas e multiplicam os conhecimentos entre a equipe.

Tópicos relacionados

compliance Institucional

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Mon May 29 08:29:00 UTC 2023

Auditoria Interna torna-se gerência e fortalece a governança da FAPES

Segundo a gerente Carolina Tavares, a mudança permite cobrir mais riscos de forma aprofundada

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed May 24 12:50:00 UTC 2023

Governança Corporativa fortalece a segurança sobre a tomada de decisões na FAPES

Gerência Executiva atua como principal agente facilitador do processo decisório e na intermediação entre os Conselhos Deliberativo, Fiscal, Diretoria Executiva e Comitês de Assessoramento da Fundação

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
Notícias Institucional

Mon Feb 27 21:00:00 UTC 2023

Engajamento da equipe FAPES recebe novamente o reconhecimento da Abrapp

Em parceria com consultoria, programa elabora diagnóstico com a análise de pontos fortes e oportunidades de melhoria

Ler notícia
ver todas as notícias