Manual de Controles Internos orienta equipe da FAPES sobre melhores práticas
Objetivo é informar e resguardar o colaborador sobre o cumprimento das leis, gestão de riscos operacionais e tudo o que pode causar impacto para a Fundação
Para que o ambiente interno de uma empresa seja considerado eficiente e ético, é preciso que os funcionários se sintam à vontade, bem informados e resguardados sobre como atender as leis e prevenir riscos. Visando orientar seus colaboradores neste sentido, a FAPES acaba de elaborar um novo Manual de Controles Internos.
O documento traz definições, orientações, responsabilidades e critérios claros e objetivos sobre a metodologia de trabalho, de acordo com as melhores práticas de mercado nacionais e internacionais. Dentre outros assuntos, conceitua os riscos operacionais e como é feito o mapeamento de processos na Fundação, avaliando as probabilidades de eventos de risco (dos raros aos muito prováveis) e seus impactos (de irrelevantes até críticos). O Manual prevê a elaboração de planos de ação – com tarefas, prazos e responsáveis - para mitigar efeitos que possam prejudicar a organização e também o funcionário.
Para o gerente executivo de Compliance, Riscos e Controles Internos da FAPES, Vinicius Pinho, estas orientações contribuem para a transparência e para a maior fluidez no dia-a-dia. “O colaborador se sente mais responsável e consciente sobre tudo o que pode causar impacto na nossa marca, produto ou serviços, falhas operacionais em processos, advertências, multas e eventuais perdas financeiras para a Fundação”, afirma.
Os controles podem ser corretivos, preventivos ou detectivos, com aplicação por evento, períodos específicos ou até diários, dependendo da necessidade. O acompanhamento é feito por meio de análises continuadas, questionários e testes periódicos, com a fundamental participação dos facilitadores. São colaboradores treinados pela área de Compliance, Riscos e Controles Internos, que reforçam a cultura de governança corporativa, mantém a descrição atualizada dos processos, centralizam a responsabilidade de resposta sobre suas áreas e multiplicam os conhecimentos entre a equipe.
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