Notícias Institucional
Mon Jun 01 16:18:00 UTC 2020

INSS antecipa para junho o pagamento de segunda parcela do 13º

Aposentados e pensionistas da FAPES receberão abono pago pelo Instituto no dia 8 de junho

Em função da pandemia do novo Coronavírus, o governo federal antecipou o pagamento do 13° salário relativo ao benefício do INSS, levando em conta que os idosos estão em um grupo de risco e que não podem ficar sem renda nesse momento difícil. Todos os anos, o INSS paga o 13º em agosto e dezembro. Em 2020, diante da crise, a primeira parcela foi antecipada pelo governo para maio e, mais recentemente, decidiu-se que a segunda parcela será efetivada em junho.

Tendo tomado ciência da decisão do governo apenas ao final de maio, a Fundação se mobilizou para alterar seus processos e permitir o repasse da segunda parcela a seus assistidos na data mais breve possível, que foi definida para o dia 8 de junho. Sobre essa parcela incidirão descontos relativos a Imposto de Renda, bem como outros previstos na legislação, como pensão alimentícia, se for o caso. A primeira parcela, paga pelo INSS em maio, já havia sido adiantada pela FAPES em janeiro, obedecendo, como em todos os anos, o calendário dos ativos do BNDES.

Entenda a composição do seu benefício:

Os benefícios de aposentadorias e pensões são compostos pela parcela relativa ao INSS e a complementação feita pela FAPES. A maior parte dos beneficiários do PBB recebe o crédito de uma só vez: o Instituto envia os recursos e o depósito a esses participantes é efetuado pela FAPES. Os valores correspondentes a cada fonte aparecem discriminados em seu contracheque.

Portanto, no dia 8 de junho somente a segunda parcela do 13º relativa ao INSS será depositada, tanto aos que recebem diretamente pelo Instituto quanto aos que recebem pela FAPES. Já a segunda parcela relativa à complementação do PBB, com os descontos devidos, será creditada em dezembro deste ano a todos os participantes, no mesmo calendário dos ativos do BNDES.

Tópicos relacionados

INSS Previdência

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Thu Jun 01 10:37:00 UTC 2023

Boletos da FAPES passarão a ter novos CNPJs a partir de junho

Mudança acontecerá por conta de exigência legal da Previc, referente à Resolução CNPC 46/2021

Ler notícia
Notícias Institucional

Thu Jun 01 08:00:00 UTC 2023

Recadastramento anual de previdência e saúde acontece de 1º de junho até 15 de julho

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garanta o acesso aos seus benefícios

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed Apr 26 16:45:00 UTC 2023

Participantes do PBCD e FAPES Família poderão modificar seus perfis de investimentos em maio

Alterações deverão ser realizadas entre os dias 01/05 e 31/05 no Portal de Serviços

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
ver todas as notícias