Notícias Institucional
Wed Oct 27 19:34:00 UTC 2021

Gestão de investimentos da FAPES recebe classificação “Forte” pela Fitch Ratings

Avaliação é a segunda mais alta da escala da agência internacional e sua perspectiva é estável

Uma das principais agências de classificação de risco do mundo, a norte-americana Fitch Ratings, acaba de concluir uma extensa avaliação da gestão de investimentos da FAPES, concedendo à Fundação a nota “Forte”, a segunda mais alta na escala da agência. E a perspectiva dessa avaliação é Estável, segundo a Fitch.

“O resultado nos enche de orgulho e reafirma aos nossos patrocinadores e clientes – participantes e assistidos – a confiabilidade do modelo de gestão de recursos implementado na FAPES”, comemora o diretor de Investimentos, André Loureiro. A Fundação conta atualmente com três produtos: o Plano Básico de Benefícios (PBB) – alvo da avaliação da agência, o FAPES Família e o FAPES Futuro (este último exclusivo para empregados da Fundação). A carteira de investimentos é de cerca de R$ 15 bilhões, o que faz da entidade a 11ª maior do segmento de previdência complementar fechada no Brasil.

Para a avaliação, a Fitch verificou, por meio de documentos e entrevistas, todos os processos relativos aos investimentos, a tecnologia empregada, os perfis e experiência dos profissionais envolvidos e os mecanismos de avaliação e monitoramento de riscos e compliance. “O rating da FAPES considera o processo de investimento bem definido e organizado, sua estrutura bem organizada, a experiência dos executivos e um robusto sistema de front-office. O rating também reflete a abordagem de risco conservadora da FAPES, os bons controles de risco e compliance e a relação com o principal patrocinador dos planos de benefícios, o BNDES”, diz o comunicado da agência. Leia na íntegra aqui.

Ao longo dos próximos meses, a agência de classificação de risco fará o monitoramento do rating atribuído à FAPES e das recomendações repassadas à entidade. “A Fitch não fez somente uma avaliação completa da nossa gestão de investimentos, mas indicou frentes de atuação para tornar os processos da FAPES ainda mais robustos. Estamos cientes que alcançamos um nível de excelência em gestão, com uma atribuição de rating restrita aos principais gestores do mercado, mas existe um caminho de melhoria pela frente”, completa Loureiro.

A FAPES acredita que a divulgação do rating concedido pela Fitch trará resultados positivos ainda no curto prazo. “O mercado de previdência complementar brasileiro está passando por um grande processo de transformação. Por força da reforma da previdência, estados e municípios devem buscar parceiros para implantar seus regimes de previdência complementar. Nossa Fundação está preparada para aproveitar essas e outras oportunidades que vem surgindo, o que nos permitirá crescer e nos beneficiar das consequentes economias de escala. Além da chancela da Fitch, temos diversas outras vantagens competitivas para apresentar, como nosso excelente histórico de rentabilidade, governança sólida, despesas administrativas sob controle e extensa utilização de tecnologia de ponta. Somos, por exemplo, a única entidade no Brasil que faz a gestão de seus planos de previdência no SAP, incluindo cadastro, arrecadação e pagamento de benefícios”, afirma Ruy Gomes, Diretor Superintendente da Fundação.

Tópicos relacionados

investimentos Institucional

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Mon May 29 08:29:00 UTC 2023

Auditoria Interna torna-se gerência e fortalece a governança da FAPES

Segundo a gerente Carolina Tavares, a mudança permite cobrir mais riscos de forma aprofundada

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed May 24 12:50:00 UTC 2023

Governança Corporativa fortalece a segurança sobre a tomada de decisões na FAPES

Gerência Executiva atua como principal agente facilitador do processo decisório e na intermediação entre os Conselhos Deliberativo, Fiscal, Diretoria Executiva e Comitês de Assessoramento da Fundação

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
Notícias Institucional

Mon Feb 27 21:00:00 UTC 2023

Engajamento da equipe FAPES recebe novamente o reconhecimento da Abrapp

Em parceria com consultoria, programa elabora diagnóstico com a análise de pontos fortes e oportunidades de melhoria

Ler notícia
ver todas as notícias