Notícias Institucional
Fri Jun 26 21:12:00 UTC 2020

Escrituras para linhas de crédito Multi e Novo Lar são retomadas

Documentos podem ser enviados por e-mail para a FAPES, cartório deve recolher assinaturas e o crédito será feito via TED

As escrituras de imóveis para as linhas de crédito Multi e Novo Lar, oferecidas pela FAPES aos participantes do Plano Básico de Benefícios (PBB), voltaram a ser realizadas. Desde o início da pandemia, que obrigou a interrupção do atendimento presencial, a FAPES continuou recebendo os documentos por e-mail e realizando as análises para a concessão, mas a formalização das escrituras estava suspensa. Agora, os processos já podem ser concluídos.

Para o empréstimo Multi e o financiamento Novo Lar, a documentação de todos os envolvidos deve ser enviada para a FAPES conforme as orientações abaixo:


- E-mail para fapes.docgarantia@fapes.com.br, durante o período de pandemia;

- Arquivos SOMENTE em formato PDF;

- Um arquivo PDF para cada documento;

- Limite máximo de 20 MB (caso seu arquivo esteja maior, use compressores de PDF disponíveis gratuitamente na internet);

- O campo Assunto do e-mail deverá conter somente o nome completo do participante proponente.


É preciso apresentar os documentos originais no cartório para a formalização do negócio. Mesmo que o imóvel seja de outro Estado, as escrituras deverão ser assinadas somente no Estado do Rio de Janeiro, o que exige a presença dos envolvidos - ou de seus procuradores - no Estado. As assinaturas dos representantes da FAPES deverão ser coletadas pelo cartório nas residências dos empregados indicados pela Fundação.

Durante a pandemia, o crédito será disponibilizado via transferência eletrônica (TED), após a assinatura de todos na escritura. Para evitar transtornos, é fundamental que o solicitante tenha muita atenção à informação dos dados bancários dos envolvidos.

Os empréstimos e financiamentos oferecidos pela FAPES têm condições vantajosas, como taxas de juros competitivas e longo prazo para pagamento (até 240 meses no Multi e até 420 meses no Novo Lar, este com carência opcional de 12 meses para a primeira prestação). A simulação pode ser feita pela internet, no Portal de Serviços. Saiba mais sobre as linhas de crédito da Fundação clicando aqui.