Suspensão de parcelas de empréstimos e financiamentos pode ser solicitada a partir de 02/09
Contratos em dia e que não tenham superado o prazo de amortização poderão ter os pagamentos de setembro e outubro suspensos
22/08/2024
Notícias Institucional

A partir do dia 02/09, a FAPES permitirá a suspensão de parcelas de empréstimos e financiamentos contratados junto à Fundação. Os participantes poderão solicitar a suspensão de até 2 (duas) parcelas mensais, de competência dos meses de setembro (a ser paga em outubro) e outubro (a ser paga em novembro).
Assim como em 2022 e 2023, os critérios aprovados mantêm a observância aos prazos máximos de cada programa, mas consideram os parâmetros na data-base da avaliação (30/06/2024), de forma a verificar se o prazo remanescente do contrato está aderente aos limites estabelecidos no correspondente normativo.
Os contratos com prazo de amortização estendido não serão passíveis de suspensão, a fim de evitar o aumento dos riscos, tanto para a Fundação quanto para os participantes, uma vez que as parcelas suspensas são incorporadas e corrigidas por juros juntamente com o saldo devedor.
No caso de o contrato estar inadimplente ou aqueles cujo prazo de amortização tenha superado o limite, o Portal de Serviços dará a informação de que a suspensão não será possível.
Não se esqueça que os pagamentos dos seguros são obrigatórios mesmo nos meses em que a parcela estará suspensa.
Veja como solicitar
Os pedidos serão realizados unicamente via Portal de Serviços, com acesso pelo site ou App da FAPES. Basta fazer login e acessar Serviços > Empréstimos e Financiamentos > Suspensão de Contratos.
Na tela, o participante verá seus contratos em vigor aptos à suspensão juntamente com os prazos e saldos devedores. Ele poderá optar pela suspensão de apenas uma ou as duas parcelas, observado o período abaixo:
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De 02/09 a 13/09 |
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De 02/09 a 11/10 |
Para confirmar sua opção, não será necessário contatar a FAPES, já que você poderá consultar as solicitações na mesma área do Portal de Serviços, onde serão apresentados os contratos e os meses já registrados. Mas lembre-se que, uma vez registrada a opção, não será possível alterá-la por meio do Portal de Serviços.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco via Fale FAPES, localizado na aba “Atendimento” do Portal de Serviços ou App FAPES, ou pelo Atendimento Telefônico da Fundação por meio do (21) 3820-5454, de segunda a sexta, de 9h às 17h. Conte sempre com a Fundação!