Novo valor da contribuição ao PBB incidirá nos pagamentos realizados pela FAPES em 07/05
Alíquota da contribuição normal para assistidos passa a 6,60%. Ativos também terão desconto ajustado no contracheque

Os benefícios de aposentadoria e pensão creditados pela FAPES nesta sexta-feira (07/05), relativos ao mês de abril de 2021, já terão o desconto de 6,60% como contribuição normal ao Plano Básico de Benefícios. A nova alíquota reflete o aumento de 32% aprovado para o plano de custeio do PBB para o período de abril de 2021 a março de 2022. A notícia sobre a revisão do plano de custeio foi originalmente publicada em março e pode ser consultada clicando aqui.
O aumento incide apenas sobre as contribuições normais mensais. As outras, relativas aos equacionamentos de déficit de 2015 e 2017, serão mantidas com as mesmas alíquotas.
Os contracheques dos benefícios com os descontos discriminados e o valor líquido já estão disponíveis pelo App FAPES ou Portal de Serviços.
Veja como ficam as contribuições dos assistidos ao PBB:
Sobre a renda global, são aplicadas as seguintes alíquotas:
Ativos e patrocinadores
O aumento de 32% sobre as contribuições normais é válido também para os participantes ativos e para os patrocinadores do PBB. Os participantes ativos terão os descontos discriminados nos contracheques emitidos pelos empregadores relativos aos salários de abril, pagos neste início de maio.
Já o Sistema BNDES informou à FAPES ainda estar em processo de submissão do aumento das suas contribuições para a avaliação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). A Fundação acompanha a situação e cobrará os pagamentos destes patrocinadores retroativos a 1º de abril de 2021, data de início do plano de custeio do PBB.