Impacto das Americanas nos investimentos do PBB é inferior a 0,1%
Nos planos FAPES Futuro e FAPES Família, efeito é menor do que 0,05% das carteiras

A descoberta de prejuízos bilionários na Companhia Americanas S.A. (Americanas) teve impactos mínimos nos investimentos dos planos de previdência geridos pela FAPES. Em linha com princípios de transparência com nossos participantes, informamos nossa baixa exposição a estes ativos e as providências tomadas diante do abalo no mercado de capitais:
PBB: exposição direta via carteira passiva, na exata proporção de AMER3 no índice (0,37% da carteira passiva, 0,007% da carteira total), bem como indireta via fundos externos de Renda Variável e Crédito Privado. O impacto global na performance no PBB é inferior a 0,1% dos investimentos do plano, sem afetar, portanto, o resultado e a liquidez do PBB.
FAPES Futuro e FAPES Família: exposição indireta através de posição nos ETFs (Exchange Traded Funds) BOVA11, BOVB11, BOVV11 e BOVX11, que replicam a composição do índice Bovespa. O impacto global na performance deste planos é inferior a 0,05%.
A Diretoria de Investimentos mantém ação contínua em prol da prudência e diversificação dos ativos, com monitoramento das carteiras próprias e diligenciamento das gestoras de recursos contratadas pela FAPES.