FAPES busca melhores práticas em roadshow com fundos de pensão da Europa
Visita técnica, sem custo para a Fundação, percorreu instituições que possuem 11 milhões de participantes e US$ 900 bilhões em patrimônio

Em busca da troca de experiências e adoção das melhores práticas dos maiores fundos de pensão da Europa, o diretor superintendente da FAPES, André Carvalhal, esteve nas sedes dos fundos APG / ABP (Holanda), ATP, PFA e Danica (Dinamarca) e PPF (Inglaterra). No total, esses fundos administram US$ 900 bilhões e possuem mais de 11 milhões de participantes. Em linha com a estratégia de redução de despesas administrativa da FAPES, a viagem foi integralmente custeada pelo próprio executivo.
O interesse da Fundação está focado em áreas como gestão de investimentos, seleção e avaliação de gestores externos, diversificação internacional da carteira, políticas de risco e compliance, cálculo de meta atuarial, gestão de pessoas, relacionamento com os participantes, práticas de governança e responsabilidade socioambiental.
O executivo também participou do evento European Investment Roundtable, onde estiveram presentes fundos da Noruega, Finlândia, Itália, Estados Unidos, Dinamarca, Holanda e Inglaterra.
“Em breve, a FAPES adotará diversas práticas internacionais visando melhorar sua eficiência, governança, transparência e sustentabilidade socioambiental”, afirma Carvalhal.