Confira mais informações sobre a suspensão das parcelas de empréstimos e financiamentos

Participantes com contratos em dia poderão solicitar a suspensão a partir de 01/10

Boa notícia para os participantes do PBB! A partir do dia 01/10, a FAPES permitirá a suspensão das parcelas de empréstimos e financiamentos contratados junto à Fundação. Os participantes poderão solicitar a suspensão de até duas parcelas mensais, de competência dos meses de outubro (a ser paga em novembro) e novembro (a ser paga em dezembro). 

Assim como nos anos anteriores, os critérios aprovados mantêm a observância aos prazos máximos de cada programa, mas consideram os parâmetros na data-base da avaliação (31/07/2025), de forma a verificar se o prazo remanescente do contrato está aderente aos limites estabelecidos no correspondente normativo. 

Os contratos com prazo de amortização estendido não serão passíveis de suspensão, a fim de evitar o aumento dos riscos, tanto para a Fundação quanto para os participantes, uma vez que as parcelas suspensas são incorporadas e corrigidas por juros juntamente com o saldo devedor.  

No caso de o contrato estar inadimplente ou aqueles cujo prazo de amortização tenham superado o limite, o Portal de Serviços dará a informação de que a suspensão não será possível. 


Não se esqueça que os pagamentos dos seguros são obrigatórios mesmo nos meses em que a parcela estará suspensa. 

Como solicitar?


A solicitação será feita exclusivamente pelo Portal de Serviços ou aplicativo da FAPES. Basta fazer login e acessar o caminho: Serviços > Empréstimos e Financiamentos > Suspensão de Contratos


Na tela, o participante verá:

  • Contratos elegíveis;
  • Saldos devedores;
  • Opção de suspender uma ou duas parcelas.

Prazos para solicitação:

Parcela

Período para solicitar

Outubro (pagamento em novembro)

01/10 a 15/10

Novembro (pagamento em dezembro)

01/10 a 30/10


Após o registro pela funcionalidade no Portal de Serviços, somente serão possíveis novas alterações via Fale FAPES.

Para acompanhar a sua opção, não será necessário contatar a FAPES, já que você poderá consultar as solicitações na mesma área do Portal de Serviços, onde serão apresentados os contratos e os meses já registrados.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco via Fale FAPES, localizado na aba “Atendimento” do Portal de Serviços ou App FAPES, ou pelo Atendimento Telefônico da Fundação por meio do (21) 3820-5454, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Continue acompanhando os nossos canais de comunicação e fique por dentro de tudo o que acontece no seu plano de previdência.

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