Saúde em pauta: confira formas de prevenção às hepatites virais
Conteúdo elaborado por analista de saúde da FAPES esclarece dúvidas sobre as doenças
28/07/2023
Notícias Saúde

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e, por isso, a FAPES convidou Mariana Alves, analista de Saúde da Fundação e médica para dar mais informações sobre as doenças. Confira abaixo o artigo que ela preparou:
Julho foi eleito o mês de combate as hepatites virais pelo Ministério da Saúde e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das doenças.
Segundo informações do próprio ministério, do ano de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D.
No Brasil, as hepatites virais mais frequentes são as causadas pelos vírus A, B e C. Porém, também existe o vírus da hepatite D, mais comum no Norte do Brasil e o vírus da hepatite E, comum na África e na Asia.
A hepatite, com o próprio nome diz, é uma inflamação do fígado, que ocorre pela infecção causada pelos vírus mencionados acima. A infecção pode levar a alterações leves, moderadas e graves no fígado, causando cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, pele e olhos com cor amarelada (icterícia), urina de cor escura (colúria) e fezes de cor clara (acolia). Entretanto em muitos casos a infecção não apresenta manifestações graves e os sintomas iniciais são leves e o paciente descobre tardiamente através de exame de sangue.
O impacto dessas infecções leva aproximadamente a 1,4 milhões de mortes no mundo, anualmente. Mortes que podem estar relacionadas à infecção aguda, à cirrose hepática ou ao câncer hepático.
Desta forma, se você já teve mais de um(a) parceiro(a) sexual em um ano, usa piercing ou tem tatuagem, utiliza ou já utilizou drogas injetáveis e inaláveis, utiliza ou já utilizou anabolizantes ou outros produtos injetáveis para a atividade física, recebeu transfusão de sangue antes de 1993 ou fez cirurgia de grande porte antes de 1993 (inclusive cesárea), procure seu Médico da Família e converse com ele.
Na FAPES valorizamos todas as vidas que atendemos e sempre buscamos colocar você no centro do cuidado. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu/sua Enfermeiro(a) via Central de Atendimento FAPES pelo telefone (21) 3820-5454 (digitando, na sequência, as opções 2, 1 e 2).
Prevenir sempre é a melhor opção! Procure se informar e manter hábitos de vida saudáveis.
Mariana Alves
Formada em Medicina e analista de Saúde da FAPES