Outubro Rosa: apoie a causa e previna o câncer de mama
Esclareça suas dúvidas com a equipe de saúde da FAPES e realize exames com frequência
01/10/2018
Notícias Saúde

Na década de 1990, surgiu um movimento chamado “Outubro Rosa” que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A data é celebrada mundialmente para compartilhar informações sobre a doença, oferecer maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de ajudar na redução da mortalidade.
O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, de forma rápida e desordenada, que determinam a formação de tumores malignos. Existem diversos tipos de câncer de mama e a doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o fim de 2018 cerca de 60 mil casos da doença deverão ser diagnosticados. Além disso, a doença é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres e estima-se que sejam 520 mil mortes por ano em todo o mundo. Apesar de raro, o câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens, por isso a prevenção e a realização de exames, como a mamografia, são necessárias.
O diagnóstico precoce é essencial para garantir a detecção do câncer em seu estágio inicial, aumentando em mais de 90% as chances de sucesso no tratamento. Esclareça suas dúvidas com a equipe de saúde da FAPES e realize exames com frequência.
Principais sintomas do câncer de mama:
- Inchaço;
- Pele enrugada ou com depressões;
- Pele descamativa ao redor do mamilo;
- Secreção espontânea;
- Alterações no mamilo.
Ações para reduzir os riscos da doença:
- Ter uma alimentação saudável;
- Controlar seu peso;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Evitar o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Realizar os exames preventivos de rotina e conforme orientação médica.
Fonte: Oncoguia