Janeiro Branco | Depressão: o que é e qual o seu impacto?
Saiba mais sobre a condição de saúde mental que afeta cerca de 15% da população brasileira
15/01/2024
Notícias Saúde

A depressão é uma condição de saúde mental prevalente e impactante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão, tornando-a uma das principais causas de incapacidade global. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência na população brasileira é de 15%.
Esta condição afeta pessoas de todas as classes sociais. Os sintomas da depressão podem variar, mas frequentemente incluem persistente tristeza, perda de interesse em aitividades cotidianas, alterações no apetite e no sono, fadiga constante e dificuldade de concentração.
Em casos mais graves, observamos pensamentos de morte e ideação suicida.
Além do impacto individual, a depressão exerce um ônus significativo sobre a sociedade.
Estima-se que essa condição contribua para a carga global de doenças e cause um custo econômico substancial devido a tratamentos médicos, dias perdidos no trabalho e diminuição da produtividade. De acordo com o novo estudo da agência das Nações Unidas, em 2016,
a depressão e a ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia mundial a cada ano.
É crucial entender que a depressão é uma condição tratável. Intervenções eficazes imcluem psicoterapia, medicamentos antidepressidos e, em alguns casos, uma combinação de ambos.
No entanto, o estigma social ainda é uma barreira para muitas pessoas buscarem ajuda.
Portanto, é imperativo promover a conscientização, reduzir o estigma e fornecer recursos para apoiar aqueles que enfrentam a depressão. A educação contínua, o acesso a serviços de saúde mental e o estabelecimento de uma rede de apoio sólida são passos importantes para enfrentar esse desafio global de saúde pública.
A FAPES segue o compromisso de promover saúde e bem-estar para você e sua família, cuidando da saúde física e mental. Caso precise de ajuda, entre em contato com seu Enfermeiro ou Médico de Família da Fundação pelo telefone (21) 3820-5454.
Por:
Dr. Mauricio Leta
Psiquiatra do Ambulatório de Saúde Ocupacional
Programa Saúde da Família