Cartilha orienta cuidados com o envelhecimento
Material da FAPES traz orientações para os idosos e também para os familiares e cuidadores
28/06/2018
Saúde

A expectativa de vida no mundo - e também no Brasil - está em crescimento. Por isso, aprender a envelhecer com saúde é fundamental para manter a qualidade de vida de hoje no futuro. Para orientar os usuários de seu Plano de Assistência à Saúde (PAS) sobre atitudes saudáveis e positivas, a FAPES disponibiliza gratuitamente em seu site a Cartilha do Envelhecimento e Cuidados do Idoso (leia aqui). São apenas 26 páginas ilustradas, tornado a leitura fácil e agradável. A autoria é das médicas da Fundação Ana Paula Pimentel Mendonça e Anne Albuquerque SantAnna.
Em linguagem simples, o documento traz informações para o idoso sobre alimentação saudável, acompanhamento médico, atenção ao corpo e vida social. Para os familiares ou cuidadores de idosos, a cartilha alerta para a cautela necessária principalmente com os olhos, boca, audição, pele, ossos, urina, evacuação, nutrição, vacinas, medicação, atividades físicas, memória e doenças crônicas. Há ainda um capítulo específico sobre prevenção de quedas e medidas para manter a residência segura para os mais velhos.
"Dois grandes erros não podem ser cometidos no trato com pessoas de idade avançada. O primeiro é considerar que todas as alterações que ocorrem com um idoso são consequência de seu envelhecimento natural e ignorar as queixas relacionadas a doenças. O segundo é tratar o envelhecimento natural como doença e levar o idoso ao médico para exames e tratamentos desnecessários", alerta a médica Ana Paula Pimentel Mendonça. A cartilha ajuda a identificar corretamente os sintomas e, principalmente, a prevenir problemas atuais e futuros.