FAPES atualiza Código de Ética e Conduta reforçando compromisso com integridade
Colaboradores participam de sessões informativas sobre principais tópicos e aderem formalmente ao documento
05/09/2024
Institucional

A FAPES, administradora dos planos de previdência complementar e de saúde do Sistema BNDES, acaba de atualizar seu Código de Ética e Conduta. A nova versão reflete o compromisso contínuo da Fundação com a integridade, transparência e responsabilidade. As mudanças objetivaram melhorar a fluidez textual do documento, bem como atualizá-lo acerca das melhores práticas do mercado e da legislação vigente. Para visualizar a nova versão, acesse a nossa página de Documentos Institucionais: https://www.fapes.com.br/documentos-institucionais
O documento foi apresentado aos colaboradores da FAPES em sessões informativas sobre os principais tópicos, adotando uma abordagem dinâmica e interativa, com a aplicação de quiz para melhorar a fixação do conteúdo e esclarecer eventuais dúvidas. Na sequência, todos os profissionais foram orientados sobre a necessidade de adesão ao Código de Ética e Conduta, formalizando esta importante etapa do processo.
No ano dos seus 50 anos, a FAPES segue como referência entre os fundos de pensão e trabalha sempre para promover a melhor experiência em previdência e saúde para os seus participantes e beneficiários. O compromisso com a ética é parte fundamental deste objetivo. “Nosso Código de Ética e Conduta e a Política de Integridade contém diretrizes sobre a conduta esperada dos nossos colaboradores, alinhadas aos valores da Fundação. Contamos, também, com o Canal de Integridade, gerenciado por uma empresa externa não vinculada à administração da entidade, onde qualquer pessoa pode relatar fatos ocorridos dentro ou fora das dependências da Fundação, inclusive de forma anônima”, destaca a gerente executiva de Compliance, Riscos e Controles Internos, Ana Paula Ghiu.
Ela também ressalta a atuação do Comitê de Ética e Compliance da Fundação, o programa de facilitação, formado por um grupo de funcionários para disseminar a cultura de conformidade, e as diligências realizadas nos processos de contratação de fornecedores, entre as atividades da FAPES voltadas a essa temática. Além disso, o Diretor-Superintendente da FAPES, Carlos Frederico Rangel, também é membro do Comitê de Ética da Abrapp, fazendo com que tenha contato com outras instituições e com as melhores práticas do mercado sobre o assunto. “É muito importante ressaltar a importância da ética e da integridade para organizações sem fins lucrativos, como as EFPCs. Lidamos com um grande volume de recursos e informações de patrocinadores e participantes, o que exige de nós um firme compromisso com a transparência, integridade, responsabilidade social e segurança dos dados pessoais utilizados para a gestão. Nossas ações e decisões têm impacto direto sobre o futuro das pessoas, que depositam em nós, ao longo de décadas, a expectativa de melhor renda e qualidade de vida para quando se aposentarem”, declara.