Glossário

Filtros
Termo:Assunto:OK
TermoAssuntoDefinição
ABRAPPPrevidência

Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - Fundada em 03 de março de 1978, a instituição tem o objetivo de fazer a interlocução entre suas associadas e o poder público.  
 

ADESÃO DE PARTICIPANTEPrevidência

Ato pelo qual o empregado de um patrocinador ou o associado de um instituidor inscreve-se no Plano de Benefícios administrado por uma EFPC.

ADMINISTRAÇÃO ATIVAFinanças

Expressão usada para definir o tipo de estratégia de administração de um fundo de investimento. Nesse tipo de estratégia o administrador compra e vende ações, sem replicar nenhum índice, mas sempre tentando obter uma rentabilidade acima do índice estabelecido como referência (benchmark).

ADMINISTRAÇÃO PASSIVAFinanças

Tipo de estratégia para se administrar um fundo de investimento, na qual o administrador do fundo investe em ações buscando replicar a carteira de um índice previamente definido. Desta maneira, o retorno do fundo corresponderá aproximadamente ao retorno do índice escolhido. 

ADMINISTRADOR ESTATUTÁRIO TECNICAMENTE QUALIFICADO (AETQ)Finanças

É o responsável pelos investimentos dos planos de benefícios das EFPCs, devendo ser um dos membros da Diretoria-Executiva.

ALMFinanças

Sigla em inglês de Asset Liability Management. É definido como o gerenciamento do conjunto de ativos e passivos de uma instituição ou, mais especificamente, o processo de formulação, implementação, monitoramento e revisão de estratégia relacionada aos ativos e passivos, na tentativa de alcançar os objetivos financeiros a partir de diferentes níveis de riscos e retornos.

ALOCAÇÃO DE RECURSOSFinanças

 Expressão utilizada pelos profissionais do mercado financeiro para fazer referência quanto à escolha dos ativos que comporão as carteiras. Trata-se da seleção dos ativos que serão parte integrante de uma carteira de investimentos e em que quantidade.

AMORTIZAÇÃOFinanças

Termo utilizado em financiamentos, que consiste na parcela da prestação paga periodicamente (em geral mensalmente) referente à uma parte do valor total da dívida. Por meio da amortização, o valor total da dívida cai, de forma que ao longo do financiamento as prestações tendem a diminuir, pois a parcela referente à amortização do saldo devedor diminui.

APLICAÇÃOFinanças

Emprego de recursos na aquisição de títulos, com o objetivo de auferir rendimentos.

APOSENTADORIAPrevidência

 Benefício concedido ao segurado por regime de previdência social e/ou pela previdência complementar, decorrente do cumprimento de condições regulamentares. Nos Fundos de Pensão, refere-se aos pagamentos mensais vitalícios, efetuados ao segurado por motivo de tempo acumulado de contribuição, idade avançada ou incapacidade para o trabalho. Suas modalidades e regras de elegibilidade devem estar previstas no regulamento dos planos de benefícios.
 

ASSISTIDOPrevidência

Participante do Plano de Benefícios, ou seu beneficiário, em gozo de benefício de prestação continuada.

ATIVO (Investimentos)Finanças

Conjunto de bens e direitos que formam o patrimônio de qualquer sujeito econômico. 

ATIVO (Previdência)Previdência

Empregado que esteja inscrito no Plano de Benefícios sem estar em gozo de  benefício de prestação continuada.

ATIVO CIRCULANTEFinanças

Um dos componentes do balanço patrimonial. O ativo circulante reflete a soma de todos os ativos de uma empresa, que podem no curto prazo (até 365 dias) ser convertidos em liquidez, ou seja, vendidos de forma a aumentar o caixa da empresa. Em geral, o ativo circulante inclui contas como disponibilidades, créditos, estoques etc.

ATIVO DA ENTIDADEFinanças

Somatório de todos os bens e direitos acumulados pela EFPC, considerando todos os Planos de Benefícios que ela administra.

ATIVO PERMANENTEFinanças

Parcela do Ativo da Entidade que representa os bens e os direitos destinados à manutenção da EFPC.

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIAFinanças

São ajustes contábeis e financeiros, feitos em certos valores de ativos, tendo por base o valor da inflação de um período, objetivando compensar a perda de valor da moeda.

ATUÁRIOAtuária

 Profissional técnico especializado, com formação acadêmica em ciências atuariais. As principais áreas de atuação são: planos privados de aposentadoria, onde é responsável pela definição de custo do plano e fluxo de recursos necessários para o equilíbrio; seguros de qualquer espécie (vida em grupo, automóvel, incêndio etc.) - responsável pela fixação do valor das indenizações e prêmios a serem pagos; planos de capitalização; planos de saúde -  responsável pelo cálculo do custo do plano e nível de cobertura aceitável; dentre outros.

AUDITORIAFinanças

Mecanismo de avaliação independente da saúde financeira de uma empresa (ou instituição financeira), realizada por profissionais sem nenhum vínculo permanente com a empresa (ou instituição financeira). O objetivo desse procedimento é dar maior credibilidade às informações divulgadas, bem como maior segurança para os usuários destas informações. Quanto mais independente for o estudo, mais credibilidade ele terá no mercado.

AUDITORIA ATUARIALAtuária

Exame nos aspectos atuariais dos Planos de Benefícios das EFPCs, realizado por atuário ou empresa de consultoria atuarial registrados no IBA. Tem o objetivo de verificar e avaliar a coerência e a consistência do cadastro de participantes, das hipóteses biométricas, demográficas e financeiras, do regime de financiamento das reservas necessárias à cobertura dos benefícios e do perfil do financiamento do plano, com vistas à capitalização dele por meio de contribuições normais e extraordinárias, visando à preservação do nível de solvência do Plano de Benefícios.

AUTOPATROCÍNIOPrevidência

Instituto que faculta, ao participante que sofrer perda parcial ou total de remuneração, a manutenção da sua contribuição anterior e a assunção da contribuição do patrocinador em relação à parcela reduzida, de modo a permitir a percepção futura de benefício nos níveis anteriormente praticados, observado o Regulamento do Plano de Benefícios.

AVALIAÇÃO ATUARIALAtuária

Estudo técnico baseado em levantamento de dados estatísticos, no qual o atuário procura mensurar os recursos necessários à garantia dos benefícios oferecidos pelo Fundo de Pensão, bem como analisar o histórico e a evolução da entidade como um todo, de forma a apresentar estratégias que permitam a sua adaptação aos novos cenários (estatísticas da população analisada, dos investimentos e da evolução dos benefícios pagos).

Página 1 de 1
1 - 22 de 22
Página de 1