Emergência Médica

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Os beneficiários do Plano de Assistência e Saúde - PAS e seus dependentes têm, à sua disposição, um serviço de atendimento médico 24 horas, por telefone, para orientá-los sobre procedimentos médicos de qualquer natureza. Quando necessário, é providenciado o envio de uma ambulância para remoção do paciente em sua residência. O serviço é integralmente custeado pelo PAS, com cobertura nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Alcântara e na Baixada Fluminense e nas cidades de São Paulo, Recife, Belém e Brasília.
 
Os profissionais responsáveis pelo atendimento telefônico da BEM Emergências Médicas são treinados para fornecer as primeiras orientações, identificando se o chamado constitui uma emergência1 ou urgênciaque demande o atendimento por uma das unidades móveis. Até a chegada da ambulância, os atendentes e/ou médicos da BEM auxiliam, por telefone, os familiares a prestarem os primeiros socorros à vítima.
 
O serviço de aconselhamento telefônico está disponível 24 horas por dia. Médicos dão orientações em caso de febre, mal-estar ou incidentes cotidianos, bem como para esclarecimento quanto ao uso de medicamentos e dosagens. É aconselhável procurar a rede credenciada, posteriormente, nos casos em que houver a necessidade de tratamento. 
 
No Rio de Janeiro, caso seja necessário o envio de uma ambulância para a residência do paciente, a empresa CTICOR se encarregará da prestação dos serviços de remoção e de atendimento de urgência/emergência no domicílio. Os veículos e os uniformes dos profissionais que realizam atendimento presencial possuem a logomarca da CTICOR. Nas cidades de São Paulo, Recife, Belém e Brasília, a BEM continuará a prestar os serviços de remoção e atendimento no domicílio. 
 

1. casos médicos agudos, súbitos e involuntários, que acarretem risco de perder a vida.

2. casos médicos agudos, causadores de sofrimento intenso e que ocasionem a impossibilidade de locomoção do paciente, sem comprometer sua vida.

 

 
TELEFONE EXCLUSIVO PARA OS BENEFICIÁRIOS DO PAS
 
Os beneficiários do PAS contam com um número exclusivo para atendimento 24 horas na BEM Emergências Médicas: 0800 778 4444. A central exclusiva para os beneficiários do plano de saúde das empresas do Sistema BNDES e da FAPES permite um atendimento mais ágil e eficiente.
 
O número 0800 026 7227 permanece à disposição dos beneficiários do PAS, porém também é utilizado por outros planos de saúde.
 
Adicionalmente, a BEM oferece um telefone alternativo contingencial, que deve ser usado em caso de instabilidade na telefonia da empresa: (11) 2160-9700.

 

IMPORTANTE: Deixe os telefones de Emergências Médicas em local visível, bem como o número do seu cartão saúde, e oriente seus familiares a acionarem o serviço em caso de urgência / emergência médica.

 

 

ÁREA PROTEGIDA NO EDSERJ E VENTURA, NAS REPRESENTAÇÕES DESUL, DENOR E DEREG E NA SEDE DA FAPES

O atendimento médico de urgência e emergência se estende a todas as pessoas que estiverem dentro das dependências dessas áreas, inclusive visitantes. No EDSERJ, no Ventura ou na sede da FAPES, ao sofrer um acidente, sentir um mal súbito ou socorrer outra pessoa, entre em contato com o Ambulatório da FAPES por meio do ramal de emergência 4001. Durante o horário das 8h às 20h, a equipe médica será acionada e realizará os primeiros socorros.
 
Caso haja necessidade, será providenciada a remoção do paciente para estabelecimento hospitalar indicado pelo médico assistente do paciente ou pelo seu Plano de Saúde. No horário das 20h às 8h, quando o Ambulatório está fechado, a Central de Operações e Controle – COC será responsável por acionar a BEM Emergências Médicas, que avaliará o paciente e providenciará sua remoção, quando necessário.
 
Nas representações, o empregado deverá acionar diretamente a BEM ou, caso esteja impossibilitado, um colega de trabalho deve fazê-lo. 
 
Como utilizar o serviço:
 
Ao acionar a Central de Emergências Médicas, ligando para 0800 778 4444, o beneficiário ou a pessoa que estiver ajudando deverá:
 
  • Fornecer nome completo, número da carteira do PAS, telefone e endereço, para que o atendente acesse o prontuário médico com os atendimentos anteriores.
  • Descrever os sintomas para o atendente. 
  • Ouvir atentamente as instruções do atendente e/ou do médico.
  • Informar pontos de referência do endereço, para facilitar e agilizar a chegada da equipe, quando necessário.
 
* No caso das representações do BNDES, é importante comunicar imediatamente à portaria, para que ela possa recepcionar a equipe médica e encaminhá-la ao local onde se encontra a vítima. Ao ser removido, o paciente sempre deverá ter um acompanhante designado pela empresa.
 
 
 
 
SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO REEMBOLSO INTEGRAL DAS DESPESAS COM SERVIÇO DE REMOÇÃO 
 
Está em processo de análise, pelo BNDES, a prorrogação da autorização para a FAPES reembolsar integralmente despesas com serviço de remoção realizadas no sistema de Livre Escolha em caso de urgência e emergência médica. Essa medida ficou em vigor até 27/04/2017 e havia sido implementada por meio da carta ARH/DERHU 211/2015, de 27/4/2015.
 
Assim, em caso de necessidade de usar o serviço de remoção em uma urgência ou emergência médica, os beneficiários do PAS devem entrar em contato com a BEM/CTI Cor pelos telefones 0800 778 4444 (número exclusivo para beneficiários do PAS) ou 0800 026 7227 (número para beneficiários de diversos planos, incluindo PAS) ou, ainda, pelo número de contingência (11) 2160-9700, disponível em situações de instabilidade na telefonia.
 
Na modalidade Livre Escolha, os beneficiários continuam podendo utilizar serviços de empresas não credenciadas, com posterior reembolso parcial de despesas. Para isso, deverão ser apresentados à FAPES os seguintes documentos:
 
• Formulário FAPES de solicitação de reembolso;
• Nota fiscal da empresa de remoção com a descrição e o valor do serviço, o nome da pessoa atendida, o nome de quem efetuou o pagamento, além do endereço e o CNPJ da empresa emitente.
 
A solicitação deve ser formalizada pelo beneficiário titular do Plano e os comprovantes de despesas somente serão recebidos se emitidos no prazo máximo de 12 meses.
 
Importante ressaltar que, em casos de indisponibilidade dos serviços da BEM/CTI Cor, o beneficiário poderá requisitar reembolso integral das despesas, porém, será necessário comprovar à FAPES a citada indisponibilidade, bem como mostrar que o serviço foi acionado em uma situação de urgência e emergência médica.
 
Essa possibilidade de reembolso integral está disponível para a área de abrangência do PAS registrada na ANS: Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e São Paulo. Somente em casos de viagem a serviço pelo Patrocinador a possibilidade de reembolso integral de despesas é ampliada para todo o território nacional.
 
 
 
 
RESGATE AÉREO E TERRESTRE
 
Válido para todo o território nacional, conta com ambulâncias UTI e helicópteros aeromédicos que asseguram o transporte de beneficiários em casos de emergências médicas, sempre após o primeiro atendimento no local do acidente. 
 
 

IMPORTANTE: O QUE FAZER EM CASOS DE ACIDENTE EM VIA PÚBLICA?

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ATENDIMENTO DE URGÊNCIA PSIQUIÁTRICA DOMICILIAR

 
O Plano de Assistência e Saúde – PAS oferece aos beneficiários titulares e seus dependentes, por meio do credenciado Clínica Hordus, um serviço denominado SOS Psiquiatria. Trata-se de um atendimento domiciliar psiquiátrico de urgência, que é indicado para pacificação de episódios de crises, surtos ou agudização de doença psiquiátrica subjacente em pacientes em crise ou com necessidades especiais.
 
Nessas situações, basta solicitar apoio pelo telefone (21) 99986-6121. No atendimento, será feita uma triagem para classificar o chamado e, confirmada a urgência psiquiátrica, uma equipe especializada multidisciplinar será encaminhada à residência do beneficiário. Em casos mais extremos, a Clínica Hordus faz o encaminhamento para instituições adequadas, sempre oferecendo o suporte e o acompanhamento necessários.
 
Esse serviço está disponível para o município do Rio de Janeiro.