Trajetória

Conheça um pouco da trajetória da FAPES:

 

1952 – Em 20 de junho, é criado o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDE, hoje Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

1974 – O BNDE aprova, em 3 de dezembro, a criação da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDE - FAPES e seu respectivo Estatuto.

1975 – Através de Escritura Pública, datada de 7 de janeiro, a FAPES é instituída. A Resolução nº 464/75, de 20 de março, do BNDE, aprova o Regulamento Básico - RB.

1976 – A FAPES admite, como membros mantenedores, a própria Fundação, a FINAME, a FIBASE, a IBRASA e a EMBRAMEC, sendo as duas últimas incorporadas pela FIBASE, que teve sua denominação social modificada, posteriormente, para BNDES - Participações S/A - BNDESPAR.

1977 – A Lei nº 6.435, de 15 de julho de 1977, define a figura da Entidade de Previdência Privada e do participante.

1983 – A FAPES adquire sua primeira participação em shopping center, no Barrashopping.

2003 – Em dezembro, é lançada a primeira versão do Portal FAPES.

2005 – É criada a área de Recursos Humanos e estendida a companheiro (a) do mesmo sexo a possibilidade de inclusão como dependente no Plano de Assistência e Saúde – PAS. FAPES chega ao milésimo aposentado.

2007 – A primeira etapa da Implantação do Planejamento Estratégico é concluída, definindo Missão, Visão, Princípios e Valores que passam a orientar as ações da FAPES.

2008 – Em 9 de setembro, a FAPES obtém o primeiro certificado ISO 9001:2000 para o Sistema de Gestão da Qualidade.

2009 – A FAPES completa 35 anos, com lançamento de seu primeiro Balanço Social.

2010 – A Central de Atendimento da FAPES passa por uma grande reforma de modernização, oferecendo um atendimento presencial mais exclusivo, reservado e dinâmico.

2012 – O Plano de saúde passa a cobrir coleta de células-tronco de cordão umbilical de recém-nascidos. O plano é o pioneiro no mercado de saúde suplementar do país a oferecer esse benefício.

2013 – Em junho, iniciou o ‘Na Ponta do Lápis’, programa de educação financeira e previdenciária da FAPES.

2014 – Em abril, a FAPES e o BNDES são as primeiras empresas do Brasil a receber placas de reconhecimento, concedidas pelo Ministério da Saúde, pelas ações desenvolvidas em prol do aleitamento materno. No mesmo mês, a UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde homenageia a Fundação por ter sido uma das instituições filiadas que alcançaram nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2012, divulgado em 2013.

No mês de maio, chega ao fim o II Ciclo de Planejamento Estratégico, redefinindo Missão, Visão e Valores da Fundação.

2015 – A nova versão do Portal FAPES é lançada, trazendo mais ferramentas para ampliar o atendimento on-line a participantes e beneficiários.

2016 – As reuniões do Conselho Deliberativo passaram a ser abertas para os participantes assistirem, como ouvintes. As pautas e as atas das reuniões também passaram a ser disponibilizadas no Portal FAPES.

Foi aprovado o Plano de Equacionamento de Déficit do Plano Básico de Benefícios - PBB acumulado até 31 de dezembro de 2015.