Notícias Institucional
Tue Nov 26 17:32:00 UTC 2019

Fundação aprova a criação do FAPES Família

Novo produto de previdência será enviado para apreciação da Previc e deverá ser lançado em 2020

O novo produto de previdência complementar da FAPES, gestora do fundo de pensão dos empregados do Sistema BNDES, estará pronto para o mercado em meados de 2020. O FAPES Família foi aprovado pela Diretoria e Conselho Deliberativo da entidade e agora será enviado para apreciação da Previc, órgão regulador do setor.

O plano será destinado aos participantes ativos, assistidos e familiares (cônjuges e dependentes financeiros) de seus dois produtos atuais: o Plano Básico de Benefícios (PBB), da modalidade benefício definido e já fechado a novos entrantes há quase um ano; e o FAPES Futuro, de contribuição definida (CD), aberto apenas para funcionários da própria Fundação.

O FAPES Família também será da modalidade CD, porém sem aportes da patrocinadora. Serão contas individuais, com depósito mínimo de R$ 100 mensais, e flexibilidade no valor e periodicidade nas contribuições. O participante poderá, de acordo com seu perfil de investimentos, alocar seus recursos em carteiras com diferentes níveis de performance e risco.

O cliente poderá escolher quando, como e por quanto tempo receberá seu benefício de aposentadoria (vitalícia ou por prazo determinado). O participante também terá direito a benefícios por invalidez e pensão por morte, e pode contratar, de forma opcional, cobertura adicional para cobrir esses riscos.

O FAPES Família terá taxa de carregamento zero e taxa de administração inferior à média do mercado de previdência complementar aberta. Cumpre ressaltar também que a rentabilidade histórica da FAPES nos últimos anos é superior à média dos planos de previdência aberta, tanto de renda fixa como renda variável.

A expectativa é captar pelo menos 10% dos participantes atuais no primeiro ano de atuação, principalmente em função da solidez da FAPES – 11ª no ranking dos maiores fundos de pensão no País, com patrimônio próximo a R$ 14 bilhões - e do desempenho de seus investimentos. 

Mesmo para quem já possui plano de previdência, a adesão ao FAPES Família permite a utilização do benefício fiscal ao realizar contribuições adicionais até o limite 12% de sua renda tributável.

Nos próximos meses, haverá apresentações do plano FAPES Família aos participantes e a seus familiares. A intenção é também motivar as pessoas a migrarem recursos eventualmente aplicados em planos da previdência aberta, como o dos bancos, para a instituição. 

Com os novos clientes, a FAPES, hoje com 5 mil participantes, terá ganhos de escala, reduzindo seus custos administrativos e melhorando seus serviços. No futuro, a experiência e sucesso do FAPES Família permitirão que a Fundação lance novos produtos, tanto de previdência como saúde, para os participantes e seus familiares com diferentes graus de parentesco.
 

Tópicos relacionados

Previdência FAPES Família

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Thu Jun 01 10:37:00 UTC 2023

Boletos da FAPES passarão a ter novos CNPJs a partir de junho

Mudança acontecerá por conta de exigência legal da Previc, referente à Resolução CNPC 46/2021

Ler notícia
Notícias Institucional

Thu Jun 01 08:00:00 UTC 2023

Recadastramento anual de previdência e saúde acontece de 1º de junho até 15 de julho

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garanta o acesso aos seus benefícios

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed Apr 26 16:45:00 UTC 2023

Participantes do PBCD e FAPES Família poderão modificar seus perfis de investimentos em maio

Alterações deverão ser realizadas entre os dias 01/05 e 31/05 no Portal de Serviços

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
ver todas as notícias