Fundação aprova a criação do FAPES Família
Novo produto de previdência será enviado para apreciação da Previc e deverá ser lançado em 2020

O novo produto de previdência complementar da FAPES, gestora do fundo de pensão dos empregados do Sistema BNDES, estará pronto para o mercado em meados de 2020. O FAPES Família foi aprovado pela Diretoria e Conselho Deliberativo da entidade e agora será enviado para apreciação da Previc, órgão regulador do setor.
O plano será destinado aos participantes ativos, assistidos e familiares (cônjuges e dependentes financeiros) de seus dois produtos atuais: o Plano Básico de Benefícios (PBB), da modalidade benefício definido e já fechado a novos entrantes há quase um ano; e o FAPES Futuro, de contribuição definida (CD), aberto apenas para funcionários da própria Fundação.
O FAPES Família também será da modalidade CD, porém sem aportes da patrocinadora. Serão contas individuais, com depósito mínimo de R$ 100 mensais, e flexibilidade no valor e periodicidade nas contribuições. O participante poderá, de acordo com seu perfil de investimentos, alocar seus recursos em carteiras com diferentes níveis de performance e risco.
O cliente poderá escolher quando, como e por quanto tempo receberá seu benefício de aposentadoria (vitalícia ou por prazo determinado). O participante também terá direito a benefícios por invalidez e pensão por morte, e pode contratar, de forma opcional, cobertura adicional para cobrir esses riscos.
O FAPES Família terá taxa de carregamento zero e taxa de administração inferior à média do mercado de previdência complementar aberta. Cumpre ressaltar também que a rentabilidade histórica da FAPES nos últimos anos é superior à média dos planos de previdência aberta, tanto de renda fixa como renda variável.
A expectativa é captar pelo menos 10% dos participantes atuais no primeiro ano de atuação, principalmente em função da solidez da FAPES – 11ª no ranking dos maiores fundos de pensão no País, com patrimônio próximo a R$ 14 bilhões - e do desempenho de seus investimentos.
Mesmo para quem já possui plano de previdência, a adesão ao FAPES Família permite a utilização do benefício fiscal ao realizar contribuições adicionais até o limite 12% de sua renda tributável.
Nos próximos meses, haverá apresentações do plano FAPES Família aos participantes e a seus familiares. A intenção é também motivar as pessoas a migrarem recursos eventualmente aplicados em planos da previdência aberta, como o dos bancos, para a instituição.
Com os novos clientes, a FAPES, hoje com 5 mil participantes, terá ganhos de escala, reduzindo seus custos administrativos e melhorando seus serviços. No futuro, a experiência e sucesso do FAPES Família permitirão que a Fundação lance novos produtos, tanto de previdência como saúde, para os participantes e seus familiares com diferentes graus de parentesco.
Notícias Destaques
21/07/2025
Fim do prazo do Recadastramento FAPES 2025. Quais são os próximos passos?
04/07/2025
Institucional
Previdência
Conversa com a FAPES: mais um encontro para garantir que sua decisão seja feita de forma consciente
02/07/2025
Prazo para o Recadastramento FAPES 2025 é prorrogado até o dia 18/07
23/06/2025
Previdência
Institucional
Seus dependentes no PBB já podem solicitar pensão pelo site da FAPES
23/06/2025
Previdência
Institucional
Você já pode solicitar sua aposentadoria e auxílio-doença pelo Portal de Serviços FAPES
13/06/2025
Institucional
Mais uma plataforma FAPES para você
03/06/2025
Institucional
Participe como ouvinte das reuniões do Conselho Deliberativo da FAPES em 13/06/2025 e 30/06/2025
Leia também

21/07/2025
Fim do prazo do Recadastramento FAPES 2025. Quais são os próximos passos?
Preparamos orientações para que os participantes e beneficiários que ainda não realizaram o processo possam regularizar seus benefícios

02/07/2025
Prazo para o Recadastramento FAPES 2025 é prorrogado até o dia 18/07
Atualizar os seus dados é essencial para que possamos continuar cuidando de você e de seus dependentes

Seus dependentes no PBB já podem solicitar pensão pelo site da FAPES
Cuidado constante da Fundação motivou a criação de ferramenta para facilitar o requerimento do benefício